O Colégio Politécnico, em conjunto com o Colégio Técnico Industrial, realizará a prova de ingresso no próximo domingo (8). Para os aprovados, as aulas começam no primeiro semestre letivo deste ano, que se inicia em 20 de março. Somente no Politécnico, são 755 vagas abertas, distribuídas em diversos eixos de conhecimento. Além do ensino médio, com 35 vagas, serão preenchidas vagas em 16 cursos técnicos presenciais (Administração, Agropecuária, Agricultura, Agricultura de Precisão, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Farmácia, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Paisagismo, Secretariado e Zootecnia) e 60 vagas no curso Técnico de Fruticultura na modalidade a distância. Quanto ao Ctism, estão abertas ao todo 299 vagas – 75 delas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Eletrônica, Informática para Internet e Mecânica) e 224 nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Soldagem). No total, são cerca de 2.800 candidatos inscritos em ambos os colégios.
Provas – Para quem concorre a uma vaga no ensino médio, a prova aplicada tem conteúdo do ensino fundamental. Já para os cursos técnicos pós-médio, nos quais o ensino médio (ou equivalente) é um pré-requisito, a prova apresenta conteúdos desse nível. Para aqueles que buscam uma vaga no ensino médio e nos cursos integrados ao ensino médio, a prova será realizada pela manhã, com início às 8h e duração de 4 horas. Já para os que buscam vagas nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, a avaliação acontece no período da tarde, às 14h, com duração de 4 horas.
É imprescindível chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, portando um documento de identificação válido, original e com foto. Os candidatos também devem levar uma caneta esferográfica de cor preta, já que esse material não será fornecido durante o exame. Os participantes deste processo seletivo podem levar recipiente com álcool a 70%, lanche e líquidos para a sala de provas, os quais devem ser acomodados embaixo da cadeira, para evitar acidentes com o material de prova. O consumo do lanche será orientado pela Comissão Fiscal.
Detalhes sobre a aplicação das provas constam nos manuais dos processos seletivos:
Manual do Processo Seletivo para o Ensino Médio e Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Manual do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (Pós-Médio)
Local de prova – É muito importante que os candidatos saibam com antecedência a sala e o prédio onde prestarão a prova e planejar sua forma de locomoção. É possível consultar o local de prova nos links abaixo:
Local de prova para o Ensino Médio
Local de prova para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Local de prova para os Cursos Técnicos Subsequentes do Ctism
Local de prova para os Cursos Técnicos Subsequentes do Colégio Politécnico
Dúvidas relacionadas aos procedimentos para ingresso no local de prova devem ser esclarecidas pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br ou pelo telefone (55) 3220-8170. Outras informações estão disponíveis na página da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFSM.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico