O projeto da UFSM “Cooperação Brasil-França na Formação de Engenheiros para Exploração de Micro e Nanossatélite”, coordenado pelo professor Tiago Marchesan, foi um dos 25 selecionados no mais recente edital de financiamento do programa BRAFITEC da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O projeto, sediado no Centro de Tecnologia (CT), é uma iniciativa na área de Engenharia que estabelecerá parcerias universitárias entre o Brasil e a França a partir de 2023, principalmente a partir de mobilidades de estudantes entre os dois países. O objetivo é fomentar a formação de engenheiros brasileiros e franceses capacitados e impulsionar a inovação na área de Engenharia, além de promover a dupla diplomação, o intercâmbio acadêmico entre as instituições de ensino e a criação de redes de pesquisa internacionais.
Os recursos financeiros totais repassados pela CAPES somam mais de R$130 milhões, que objetivam o financiamento de bolsas (graduação sanduíche), missões de trabalho (diárias, auxílio deslocamento e auxílio seguro saúde) e manutenção do projeto selecionado. A duração do financiamento é de quatro anos, sendo este o tempo em que ocorrerá o intercâmbio de estudantes entre os dois países. Dentre os outros projetos brasileiros aprovados, destacam-se temas como engenharia verde, inovação para responder a desafios ambientais e sociais, modelagem computacional e ciências dos dados para atuação em sistemas logísticos e de produção, indústria 4.0 e novos horizontes para um setor aeroespacial sustentável.
BRAFITEC
O BRAFITEC (Brasil France Ingénieur Technologie) é um projeto de cooperação bilateral entre o Brasil e a França que existe desde 2008, mas que tem suas bases alicerçadas desde o final da década de 1990. Inicialmente sob o título “Programa de Formação Integrada nas Escolas Francesas de Engenharia de Alunos-Engenheiros Brasileiros”, o projeto promoveu o intercâmbio de 100 alunos entre os anos de 1999, 2000 e 2001. A partir de 2002, a cooperação ganhou novos ares e uma estrutura mais elaborada, o que permitiu a participação de cada vez mais pesquisadores da área de Engenharia. Saiba mais sobre a história do BRAFITEC no artigo publicado na Scientific Electronic Library Online.
Com informações da SAI