Depois de conquistar prêmios importantes em nível nacional, como o título de melhor plataforma de e-commerce do Brasil, em 2021, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), a Get Commerce, startup de comércio eletrônico inteligente com sede na Pulsar, Incubadora Tecnológica da UFSM, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade (InovaTec), dá início ao processo de internacionalização da marca, por meio do programa StartOut Brasil ciclo Chicago. O projeto, promovido pelo Sebrae, Ministério da Economia e Ministério de Relações Exteriores, dentre outras entidades, apoia a expansão de iniciativas brasileiras no ambiente de inovação internacional.
Dividido em etapas, o StartOut avalia e seleciona as empresas com maior potencial e grau de inovação para se desenvolverem no mercado estrangeiro. Na primeira fase, o programa selecionou 40 empresas entre as 250 inscritas, para realizar mentorias online com líderes de marcas consolidadas não só no Brasil, mas no mundo inteiro, durante quatro meses. E a Get Commerce, uma das startups escolhidas no processo, foi representada nessas atividades pelo seu head global of communication, Mike Coutinho, que explicou os estágios posteriores à primeira seleção: “No final desse processo de quatro meses, houve um dia de apresentações de pitch [discurso apresentado para convencer o investidor a comprar seu produto], no qual fomos selecionados como a segunda solução mais interessante.”
Após mais esse avanço no StartOut, a Get Commerce partiu para a etapa de imersão, em novembro de 2022, na qual o representante da empresa foi a Chicago, Estados Unidos, participar de treinamentos de pitch e reuniões com nomes importantes da área do empreendimento. Nessa etapa, o intuito da startup era conquistar conexões com pessoas importantes do e-commerce e futuros clientes. Isso porque, nos Estados Unidos, as lojas virtuais deixam de ganhar US$ 300 milhões por ano devido à dificuldade dos clientes em encontrar um produto específico no e-commerce da marca, segundo Coutinho.
E é exatamente com o intuito de ampliar as vendas no meio digital que a empresa vinculada à UFSM atua. “O diferencial da Get Commerce é que a sua Inteligência Artificial (IA) funciona para que o lojista venda até 30% mais, porque a nossa tecnologia faz com que o cliente fique mais tempo na loja virtual, através de recomendação automática de produto e recuperação automática de ‘carrinho’ abandonado, por exemplo. Então, a pessoa sai da loja não só com o que ela foi buscar, mas com vários produtos agregados‘’, explica o head global da empresa.
O futuro da Get Commerce
Concluída a fase de imersão do projeto, as entidades envolvidas com a StartOut devem auxiliar a Get Commerce a começar, gradativamente, a se preparar para abrir uma empresa nos Estados Unidos, que, no início, será gerida daqui do Brasil.
Contudo, Coutinho reforça que a empresa seguirá ligada à UFSM, devido à importância que a Universidade e a educação têm para a startup. “A empresa se orgulha muito de ter nascido aqui [na UFSM] e estar conectada a ela ainda. Essa troca de aprender com todo mundo sempre foi muito importante para nós e nos impulsiona”, salienta.
Criada em 2018, a empresa surgiu a partir de um dos projetos tecnológicos incubados na UFSM.
Texto: Laurent Keller, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
Foto: Arquivo pessoal