Atividades celebram os 62 anos da UFSM, comemorados na quarta (14)

Encerramento das atividades será nesta sexta (16), na antiga Reitoria

Os 62 anos da Universidade Federal de Santa Maria, celebrados nesta quarta-feira (14), estão sendo lembrados por diversas atividades que estão ocorrendo desde a semana passada e seguem até esta sexta-feira (16).

foto colorida horizontal com pessoas distribuídas em um espaço, todas olhando um homem em um púlpito falar. O espaço é amplo, com quadros expostos em paredes brancas
Abertura da mostra “Margens da cidade” ocorreu no Acervo Artístico da UFSM (Foto: Gabrielle Pillon)

No final da tarde da segunda-feira (12) ocorreu abertura da mostra “Margens da cidade”, no Acervo Artístico da UFSM, que fica nos fundos da Biblioteca Central. Na cerimônia, o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, agradeceu aos presentes, principalmente aos docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSM, pelo interesse e vontade de trazer essa parceira com a Universitat Politècnica de València. As obras em exposição foram doadas ao acervo da UFSM. Além disso, Flavi enalteceu o papel das artes nas vidas das pessoas, especialmente em um período de isolamento social, como o vivido nos dois últimos anos. O pró-reitor lembrou ainda que o contato com a universidade espanhola é mais um ganho no processo de internacionalização da UFSM.

A exposição, que poderá ser vista até abril, apresenta um acervo de paisagens fotográficas que remetem à possibilidade de um ambiente que não está necessariamente destinado a se tornar irreversivelmente um espaço genérico, típico da cidade contemporânea.

foto colorida horizontal mostra músicos, sentados, de preto, tocando seus instrumentos, e à frente deles, de pé, de costas para a câmera, o maestro. Ao fundo, janelas e persianas e um banner no hall da reitoria
Banda Sinfônica da UFSM apresentou-se no hall da Reitoria (Foto: Ana Alícia Flores)

Na quarta (14), a Banda Sinfônica da UFSM apresentou-se no hall da Reitoria ao meio-dia. Para o professor Clayton Miranda, a apresentação é marcante, visto que no próximo semestre o curso de Música da UFSM completa 60 anos. “Estar aqui hoje também significa muito para a gente, além do aniversário da Universidade, comemoramos o do curso no ano que vem”, comentou. A banda é atividade de uma disciplina do curso e é formada por alunos de vários semestres. Na ocasião, tocaram marchas de John Philip Sousa, Washington Post e arranjos de Natal. Quem passava pelo hall pôde prestigiar a atividade.

Ainda na quarta (14), o aniversário da Universidade foi lembrado durante o evento que marcou os 50 anos da área de planejamento da Instituição. À noite, foi realizada palestra sobre fases da lua e sessão de cúpula “Dois pedacinhos de vidro” no Planetário, seguidas de observação noturna do céu com telescópios, no largo do Planetário.

A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, comemora a data, relembra a importância da Universidade, os desafios e realizações deste último ano: “São 62 anos construindo uma história de luta, de superação, de crescimento e de muitas conquistas. Somos a primeira universidade do interior do país e, portanto, pioneiros na interiorização do ensino superior de qualidade. Isso traz uma responsabilidade muito grande e os desafios foram muitos para chegarmos onde estamos hoje: entre as melhores do Brasil e do mundo. O ano que passou, pós pandemia que afetou a todos nós de uma maneira jamais vista por esta geração, marcou o retorno presencial de todas as nossas atividades. Uma alegria muito grande, depois de dois anos em que o assunto ‘covid’ era central e inevitável. Mas o retorno presencial em um momento de crise financeira do país também nos trouxe novos desafios. O desemprego aumenta e com ele a pobreza da população brasileira. A universidade, que é referência em assistência estudantil mas que passa por diversos cortes orçamentários, se vê impossibilitada de ajudar ainda mais. Isso afeta nossos estudantes e também nossos servidores. Estamos em um momento de fragilidade. A saúde mental da nossa comunidade também pede socorro! Digo isso pra mostrar que não foi um ano fácil, mas seguimos e seguiremos sempre pensando no melhor para nossos alunos e servidores, no melhor para nossa comunidade universitária e também nossa comunidade regional, que abraça esta instituição e que confia a ela os seus filhos e filhas! Seguimos juntos por mais tantos e tantos anos! Vida longa à Universidade Federal de Santa Maria!”, destaca Martha.

Encerrando a programação, nesta sexta (16), às 18h, será realizado recital de encerramento do ano, com apresentação de dança, teatro e orquestra – Orquestrando Arte, no hall da antiga Reitoria.

Texto: Gabrielle Pillon e Letícia Klusener, acadêmicas de Jornalismo
Fotos: Gabrielle Pillon e Ana Alícia Flores, acadêmica de Desenho Industrial