Projeto de extensão da UFSM promove Mostra de Vídeo ao Vivo no sábado (3)
Exibição será ao ar livre, a partir das 20h, na Vila Belga
Publicado em
A Mostra de Vídeo ao Vivo (MVV) 2022, ação do projeto de extensão Arte, Cinema e Audiovisual, do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, será realizada no sábado (3), das 20h até as 21h50, ao ar livre, na rua Manoel Ribas, 1991, onde situa-se a Casa Vórtice. A escolha do local está ligada ao interesse pelas edificações da Vila Belga como patrimônio histórico e cultural e pela presença da UFSM no Distrito Criativo Centro-Gare. A mostra consiste na exibição de trabalhos em videoarte combinando a projeção arquitetônica com a técnica de vídeo mapping e a performance com audiovisual ao vivo.
Nesta edição haverá a projeção em duas fachadas das casas históricas da Vila Belga, exibindo as pesquisas em vídeo dos estudantes do curso de Artes Visuais. Em uma das projeções mapeadas será feita a manipulação de vídeos ao vivo em diálogo com a música, através da técnica de VJ, com imagens processadas pelos estudantes da turma de Vídeo, Espaço e Tempo. A outra projeção apresentará trabalhos em videoarte produzidos por estudantes da disciplina de Videoarte e Instalação.
O projeto tem a realização do Laboratório de Vídeo, Imagem e Som (VIS), que funciona como espaço para as disciplinas de vídeo do curso de Artes Visuais, conta com o apoio do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart) e da Casa Vórtice, que servirá como espaço para a projeção de uma parte da mostra. O apoio institucional é do Centro de Artes e Letras, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e Labart.
Em caso de chuva, o evento será adiado para o domingo (4), no mesmo horário e local.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.