Na terça-feira (8), ocorreu a Maratona de Inovação, atividade integrada à Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. Desta vez, o evento foi uma parceria entre a JAI e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). Durante as mais de 12 horas de encontro, os participantes foram desafiados a encontrar soluções para problemas recorrentes da universidade. Dentre os temas propostos estavam: como melhorar o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), como aumentar a taxa de conclusão de curso e como melhorar o relacionamento com o egresso.
O evento inaugurou o pilar “inovação e empreendedorismo” na JAI, o qual tem como objetivo trazer os alunos para um ambiente de inovação, percorrendo uma metodologia de criação e resolução de problemas. Além disso, as atividades desenvolvidas buscaram a integração entre acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento e idades, fazendo com que percebam como funciona a colaboração entre um grupo e de que forma as ideias podem surgir a partir de escutar um ao outro e criar em conjunto com colegas, contando com a ajuda de mentores e uma equipe que deu suporte para a execução e validação das ideias.
A Maratona de Inovação foi criada a partir de um convite feito pela organização da JAI, por parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento, que foi a responsável pela elaboração dos desafios propostos aos alunos. O formato do evento foi pensado de maneira que o aluno pudesse se sentir presente na prática de resolução de algum problema, dentro de um ambiente ao qual ele está habituado.
Segundo a coordenadora de inovação da Agittec, Carmen Brum Rosa, professora do curso de Engenharia de Produção da UFSM, o objetivo do encontro, além de incentivar o pensamento criativo e inovador, é que as melhores soluções apresentadas pelos acadêmicos sejam implementadas durante os próximos anos. “A banca de avaliação que tivemos avaliou quais soluções podem de fato ser incorporadas no nosso ambiente e que, ao se fazer parte dessa construção da ideia, o aluno se sinta motivado para organizar um plano de ação e tirar esse projeto do papel.”
Início do percurso – O evento teve início às 8h com uma manifestação de abertura da coordenadora de inovação e do reitor Luciano Shuch. Durante o seu discurso, Schuch falou sobre a importância da inovação e da criatividade para a atual gestão. “Quem vive e quem faz a universidade são os estudantes. Nós, os professores, os técnicos, a gestão, somos uma ferramenta para ajudar na jornada dos alunos em busca do conhecimento, e quanto mais aplicado for esse conhecimento, melhor. Por isso falamos que a nossa gestão é muito focada na extensão e na inovação, ou seja, nós com a sociedade, esse é o grande papel.”
Durante o evento ocorreram atividades como uma oficina de problema e solução, oficina de modelo de negócio com a Liga i9, oficina de MVP (produto mínimo viável, ou seja, a versão mínima do produto que será oferecido), oficina de Pitch (breve apresentação de ideia de negócio a um possível investidor) e Pré-Pitch. Essas ações foram pensadas com o intuito de preparar os participantes para apresentar o resultado final do desafio para uma banca avaliadora, que teve a tarefa de decidir o grupo vencedor. Além disso, a Maratona de Inovação contou com a parceria da Delivery Much (empresa que foi incubada na UFSM), a qual ficou responsável pelo almoço e petiscos para os participantes.
A maratona contou com a presença de alunos de outros campi da UFSM (Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), reunindo mais de 50 pessoas no coworking da incubadora. Ao chegarem no local, os acadêmicos eram direcionados aos seus grupos de trabalho. Uma das exigências do desafio era que as equipes fossem formadas por alunos de diferentes cursos, para que pudessem ter contato com variadas áreas do conhecimento.
De acordo com a estudante Raissa Rodrigues, acadêmica de Agronegócio, a iniciativa incentiva os alunos a abrir seus horizontes e viver uma realidade que não é vista dentro da sala de aula. “Durante o curso ficamos muito presos em uma só ideia, aqui podemos ter contato com outras experiências”. Já o colega de equipe, o mestrando em Gestão de Organizações Públicas Ian Brites, acrescenta que a oportunidade é uma ótima maneira de conhecer um pouco do mercado de trabalho. “Acho uma boa conexão entre a universidade e o mercado de trabalho, como a gente vai viver essa realidade lá fora. A maratona prepara ainda mais os alunos para se inserirem nesse mercado e pensarem fora da caixa”.
Composta pelos professores da UFSM Rafael Lazzari, do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, e Maicon Elias Kroth, coordenador do curso de Jornalismo, e pela analista de inovação sênior Sarah Bonfanti, do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), a banca avaliadora, ao final da maratona, escolheu a equipe vencedora.
O grupo ganhador ficou responsável pelo desafio de melhorar a comunicação entre os egressos com a UFSM. Para isso, os acadêmicos optaram pela criação de um aplicativo que conecta os ex-alunos com a universidade, o UFSMer. A equipe é composta pelos alunos Otávio de Jesus Batista e Marcelo Gabriel de Lima, do curso de Engenharia Florestal, Bruna Fernanda Krenchinski e Andressa Salvador Martins, do curso de Agronomia, e Jeremie Muzengu Nsau e Werik Augusto da Silva Furtado, do curso de Sistemas de Informação. Todos os integrantes do grupo são alunos do Campus de Frederico Westphalen e receberam como premiação a inscrição em um curso do Sebrae em que eles conseguirão desenvolver ainda mais as habilidades de pensar de forma criativa.
Texto e foto: Maria Carolina Dias, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali