Na terça-feira (08) aconteceu, no Centro de Convenções da UFSM, a 5ª edição da JAI Jovem. O evento foi marcado pela exposição de banners, apresentação oral de trabalhos e cerimônia de certificação. A JAI Jovem acontece desde 2016 – com um período de pausa em 2020 e 2021 devido a pandemia – e visa oferecer à comunidade estudantil de ensino médio e técnico, estudantes e professores da região, uma aproximação com a UFSM.
O coordenador geral da 37º JAI e da 5ª JAI Jovem, Leandro Souza da Silva, explica: “o objetivo da JAI Jovem é, justamente, aproximar os estudantes que ainda não escolheram a sua carreira profissional, da Universidade. Mostrar a eles a possibilidade de fazer um curso superior criando, desde o ensino médio, uma relação com o método científico, com a atuação na forma de extensão que acontece junto às comunidades em que eles participam para, assim, despertar interesse na formação continuada, no aperfeiçoamento educacional.” Ele ainda destaca que o contato do estudante de ensino médio com o ensino superior é um dos grandes benefícios que a JAI Jovem oferece.
A edição deste ano contou com duas categorias: Jovem Pesquisador e Jovem Extensionista. A primeira separada pelos eixos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. A segunda categoria, Jovem Extensionista, foi separada nas seguintes temáticas: Comunicação; Cultura e Arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O evento contou com a participação de 25 escolas com 102 trabalhos inscritos.
Um dos trabalhos expostos no evento foi “Plástico biodegradável a partir da casa de maracujá” das estudantes Alice Santos Luiz, Isadora Veloso Lima, Manuella Teixeira Barletta e Rafaela Rodrigues Ferreira, do Colégio Estadual de São Sepé, apresentado no eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As alunas contaram que o projeto busca substituir as tradicionais embalagens de mudas de plantas por materiais biodegradáveis confeccionados a partir de cascas de maracujá, diminuindo a poluição causada, principalmente, por plásticos. A estudante Alice Santos Luiz destaca a colaboração e engajamento entre os estudantes que o evento proporciona.
A aluna da Escola de Educação Básica da URI, de Santiago – RS, Rafaella Colpo Prado, ressalta a importância de participar da JAI Jovem e afirma: “eu vi aqui várias escolas com projetos diferentes e alinhados com a tecnologia, projetos que buscam desenvolver coisas para melhorar e facilitar o nosso dia a dia, a nossa vida!” Junto com suas colegas, Maria Alice Piani Palmeiro, Sofia Machado Damaceno e Giovana Viero Bravo, a estudante apresentou “O jogo da imunidade: do ensino médio à graduação”, uma estratégia para facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através de um jogo aplicado a estudantes do segundo ano do ensino médio e alunos de Farmácia e Enfermagem do 2º semestre da URI.
O evento foi finalizado com a cerimônia de certificação: Destaque Jovem Pesquisador e Destaque Jovem Extensionista. Além de troféu comemorativo para as 3 melhores escolas pontuadas.
Trabalhos em destaque categoria Jovem Pesquisador
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- “A Dor do Outro não é Mimimi: Análise de Notícias e Reportagens na Conscientização e Combate ao Racismo” – Felipe Homrich Scherer – Colégio Estadual São Sepé – São Sepé
- “O guia do estudante franciscano no processo de ensino-aprendizagem” – Thalia Vestena Muraro – Colégio Franciscano Sant’Anna
- “O caçador de repertórios” – Isabela Dutra Ventorini – Colégio Militar de Santa Maria
- “A importância da língua e literatura indígena na construção literária, social e linguística do Brasil” – Laura Savian Moro – Colégio Nossa Senhora de Fátima
- “Culturas étnicas Nova-Palmense” – Manuella Renner Bueno – Escola de Educação Básica Tiradentes Nova Palma
- “A linguagem matemática como ferramenta lúdica no ensino-aprendizagem da educação financeira” – Diully Somavilla dos Santos – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “O Steam Party em o Guarani na releitura de alunos de uma escola pública” – Marcelo de Oliveira Paim – Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- “Reinventando a Terra” – Lorenzo Krewer Martins – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
- “A importância do estudo de falácias nas aulas de filosofia: instrumentalização para a argumentação” – Eduarda Nunes Chaves – E.E.E.B. Professora Margarida Lopes
- “Mobile First: ApliATIVOS” – Giovanna Alves Satler – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “A problemática da valorização da arte pela percepção dos artistas” – Carla Medeiros Castro Novo – Colégio Nossa Senhora de Fátima
- “A ciência em mãos erradas na história: de Napoleão a Armstrong” – Vinícius Pasa Pereira dos Santos – Colégio Estadual Manoel Ribas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- “Os benefícios ecológicos da árvore Schizolobium Parahyba na absorção de CO2 (gás carbônico) nas áreas de reflorestamento, no estado de São Paulo – Luísa Rolim Krassuski – Colégio Nossa Senhora de Fátima
- “A expansão do bairro Camobi e os impactos da construção civil nas mudanças climáticas: algumas propostas” – Lílian Raquel Dorneles Stasiaki – E.E.E.B. Professora Margarida Lopes
- “Aquecedor solar construído com materiais de baixo custo” – Ketily Angelina Bitencourte Figliero – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “Gerador de ondas estacionárias como potencialidade para estudo e visualização de elementos” – Raíssa Cruz dos Santos – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Compostagem caseira: a sustentabilidade pode ser algo simples” – Milena Guilherme Ilha – Colégio Estadual Manoel Ribas
Matemática e suas Tecnologias
- “Projeto de codificação e decodificação utilizando o arduino” – Lauren Lis Schuster Kreutz – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “A geotermia nas residências: conforto, sustentabilidade e economia” – Maria da Luz Sartorio Estroducto – Colégio Militar de Santa Maria
- “Brincando com álgebra e geometria” – Miguel Angelo Maurer Arboitte – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
- “Retomada de conteúdos matemáticos utilizando a educação financeira” – Maria Antonia de Quadro – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “Calculando: uma proposta de quiz matemático” – Omar Francisco Tovar Rivero – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
Trabalhos em destaque categoria Jovem Extensionista
Comunicação
- “Olimpianos: divulgação de olimpíadas científicas nas escolas” – Laíze de Freitas Mazzardo – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
- “Biografia: ações, experiências e legados” – Diogo Moreira Abdalla – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
Cultura e Arte
- “O patrimônio histórico e cultural de Nova Palma na visão do jovem nova-palmense” – Caroline Michelon Facco – Escola de Educação Básica Tiradentes – Nova Palma
- “O resgate histórico-cultural da Escola Estadual Cilon Rosa através da arte” – Nathaly Ribeiro Severo – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “Arroio do só um distrito em fotos” – Lucas Dos Santos Bianchin – Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel
- “Multiculturalismo e diversidade afro-brasileira” – Leonardo Marinho – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – Júlio de Castilhos
- “Concepções sobre as religiões afrodescendentes no meio escolar” – Letícia Maciel – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – Júlio de Castilhos
Direitos Humanos e Justiça
- “Delegação de Relações Internacionais Tiradentes: a promoção do conhecimento” – Luiz Eduardo Santos Junges – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
- “O negro: resgate da miscigenação do povo brasileiro” – Ana Vitória Ferreira Paim – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “LGBTQIA+ e racismo: valorização e respeito da nossa própria identidade” – Carlos Eduardo Piovesan – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – Júlio de Castilhos
- “Feminismo, empoderamento e representatividade do povo negro” – Vandriele de Almeida Borges – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – Júlio de Castilhos
Educação
- “Introdução ao estudo da educação financeira” – Henrique da Rocha Froncheti – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
- “”Utilização do SCRATCH: um facilitador para o ensino fundamental” Guilherme Viegas Fenalti – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Comunicação, conhecimento e criatividade na produção de obras literárias” – Ágnes Monteiro Anible – Escola de Educação Básica da URI Santiago – Santiago
- “Protagonismo, Extensão e criatividade no Itinerário Formativo de Biologia” – Bernardo Rosso da Silva – Escola de Educação Básica da URI Santiago – Santiago
- “Análise de operadores argumentativos interparágrafos em redações padrão ENEM de estudantes do primeiro ano do ensino médio” – Vinicio de Oliveira Cezne – Colégio Marista Santa Maria
Meio Ambiente
- “Abelhas Nativas da EEEM Cilon Rosa” – Pedro Henrique Nicoloso Bilhalva – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “A substituição de agrotóxicos por meios e técnicas sustentáveis: a terra diatomácea como alternativa” – Kímmori Oliveira Figueiredo – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Utilização de arduino para um sistema de irrigação automatizado” – Elizandro Rugero Pedroso Gonçalves – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Estudo da utilização da cinza da casca de arroz como adsorvente para remoção de poluentes de águas contaminadas com combustível” – Laura Haesbaert Cechin – Colégio Marista Santa Maria
- “Educação Ambiental: da escola para a comunidade” – Ernani Toscani Gindri – Escola de Educação Básica da URI Santiago – Santiago
Saúde
- “Dispenser automático sustentável: o pós-pandemia e o cuidado com o meio ambiente” – Mirian Marques Brito – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Aguçando o conhecimento científico em relação as ISTs” – Savanna da Rosa Oliveira – Escola de Educação Básica da URI Santiago – Santiago
- “Desenvolvimento de uma academia na escola com materiais alternativos” – Jade Corrêa – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
- “Reutilização da casca de bergamota na fabricação de desinfetante natural” – Raquel Aires Costa – Colégio Estadual São Sepé – São Sepé
- “Todos pela vida” – Ana Laura Guterres Santos – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
Tecnologia e Produção
- “Central de monitoramento climático” – Clara Antonelo Basso – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Medidor de ruído ambiente” – Ícaro Carrier Nunes – Colégio Estadual Manoel Ribas
- “Inteligência artificial: acesso em grande escala da população e promoção da independência às pessoas com deficiências” – Giovanna Basso Maccari – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
Escolas vencedoras:
1º – Colégio Nossa Senhora de Fátima – 9,93
2º – Colégio Militar de Santa Maria – 9,8675
3º – Colégio Marista Santa Maria – 9,43375
Confira alguns registros do evento:
Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gabriela Leandro e Ana Laura Iwai acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista