Durante a tarde desta segunda-feira (7), aconteceu no Centro de Convenções da UFSM a abertura do 15º Salão de Extensão, evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) que tem como finalidade popularizar e incentivar discussões acerca de trabalhos acadêmicos produzidos a partir de práticas extensionistas. Prêmios foram entregues aos melhores projetos dos anos de 2019, 2020 e 2021, realizados a partir do programa.
Para iniciar a cerimônia, a entidade tradicionalista da UFSM, DTG Noel Guarany, presenteou o público com uma apresentação artística de dança gaúcha. Entre os presentes, estava o reitor, Luciano Schuch, que em seu discurso após a exibição, declarou a importância da extensão para a UFSM como suporte para a comunidade.
“A nossa gestão tem dois grandes pilares: a extensão e a inovação. Nós precisamos estar junto com a sociedade, temos que transformá-la. É através da extensão e da inovação que a gente chega mais rápido lá. Claro que o ensino e a pesquisa são fundamentais, é através deles que a gente consegue realmente levar o conhecimento para a sociedade. Mas é através da extensão que colaboramos com o desenvolvimento econômico e social do nosso entorno”, declarou Schuch.
Os professores Marcio Rossato Badke e Gizelli Moiano De Paula – do Campus Sede e de Frederico Westphalen, respectivamente – e a engenheira química egressa da UFSM Ohana Taís Lohmann, então, formaram a roda de conversa para contar suas experiências com a extensão. Trazendo um grande bate-papo para o público, Badke, inclusive, montou uma apresentação com fotos para falar mais sobre o Projeto Rondon, que é um programa do Ministério da Defesa que tem como objetivo a integração social e a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e o bem-estar da população. A iniciativa é executada a partir da participação voluntária de estudantes universitários.
Ao fim, foi realizada a entrega da premiação para os melhores trabalhos do Salão de Extensão de 2019, 2020 e 2021, pelas mãos da pró-reitora adjunta, Vera Lucia Portinho Vianna, e do coordenador da Divisão de Articulação e Fomento à Extensão da PRE, Rudiney Soares Pereira. Confira abaixo os projetos que venceram o prêmio, divididos em unidades da Instituição.
Centro de Artes e Letras (CAL)
Melhor Trabalho 2019 – “A prática teatral no espaço hospitalar”
Melhor Trabalho 2020 – “Jogo colaborativo Kamê Kanhru: integração entre arte, ciência, tecnologias e comunidades”
Melhor Trabalho 2021 – “Processo de drama no ambiente virtual: oficinas online de teatro para surdos”
Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
Melhor Trabalho 2019 – “A (re)territorialização da atenção básica à saúde do município de São Sepé, Rio Grande do Sul”
Melhor Trabalho 2020 – “Ciclos formativos de professores online: promoção de diálogos sobre educação”
Melhor Trabalho 2021 – “De volta para o passado: difusão da paleontologia da Quarta Colônia através de modelagem tridimensional”
Centro de Ciências Rurais (CCR)
Melhor Trabalho 2019 – “Horta agroecológica comunitária na Associação de Moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheister”
Melhor Trabalho 2020 – “Agricultura familiar e produção de novidades: estratégias de comercialização dos produtores do Feirão Colonial em tempos de Covid-19”
Melhor Trabalho 2021 – “Estudo de viabilidade para a criação de uma empresa de prestação de serviços de mapeamento com RPAs aplicados à agricultura de precisão”
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Melhor Trabalho 2019 – “Grupo MedicAção: promoção e educação em saúde sobre armazenamento e descarte de medicamentos em Santa Maria/RS”
Melhor Trabalho 2020 – “A importância de grupos de ajuda e suporte mútuos online para a população em sofrimento mental na pandemia de Covid-19”
Melhor Trabalho 2021 – “A inserção de bolsista de extensão em um Centro de Atenção Psicossocial: experiência acadêmica”
Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
Melhor Trabalho 2019 – “Encaminhamentos escolares para escuta psicológica na CEIP: um relato de experiência”
Melhor Trabalho 2020 – “MIGRAIDH: formulação de dinâmicas de atuação a partir da atenção integral ao sujeito migrante internacional”
Melhor Trabalho 2021 – “Compra e venda: uma comparação dos valores declarados na guia de informação e apuração do ICMS das empresas de Santa Maria”
Centro de Educação (CE)
Melhor Trabalho 2019 – “A importância do ensino colaborativo para alunos não público-alvo da Educação Especial”
Melhor Trabalho 2020 – “Grupo Mãos Bilíngues: possibilidades frente ao ensino remoto”
Melhor Trabalho 2021 – “Extensão em tempos de pandemia: o choque entre expectativas e realidade no desenvolvimento de práticas de educação”
Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
Melhor Trabalho 2019 – “O treinamento funcional como promoção da saúde do trabalhador no Projeto Espaço Alternativo”
Melhor Trabalho 2020 – “Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde – NIEEMS”
Melhor Trabalho 2021 – “GoalBall NAEEFA – UFSM: A trajetória recente da equipe”
Centro de Tecnologia (CT)
Melhor Trabalho 2019 – “Diagnóstico de acessibilidade do Centro de Santa Maria, RS, através de metodologias quantitativas do meio urbano”
Melhor Trabalho 2020 – “EDUCA – Engenheiros Sem Fronteiras: a educação como caminho de transformação das realidades de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social”
Melhor Trabalho 2021 – “Gerenciamento de resíduos sólidos: a importância da educação ambiental para o desenvolvimento da consciência sustentável infantojuvenil”
Colégio Politécnico
Melhor Trabalho 2019 – “Educação Cooperativa: um estudo do Projeto +COOP”
Melhor Trabalho 2020 – “Viabilizando a participação de comunidades quilombolas do Centro-Serra na 26º FEICOOP”
Melhor Trabalho 2021 – “Telhado Verde e Agenda 2030: oficinas virtuais do Jardim Botânico da UFSM (JBSM)”
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
Melhor Trabalho 2019 – “Observação prática para as diretrizes para as ações de extensão universitária”
Melhor Trabalho 2020 – “Robótica nas escolas: treinamento para docentes da Rede Municipal de Ensino”
Melhor Trabalho 2021 – “Robótica nas escolas: desenvolvimento de materiais didáticos para o treinamento de docentes da Rede Municipal de Ensino”
Campus Cachoeira do Sul
Melhor Trabalho 2019 – “Uma (nova?) perspectiva aos bairros cachoeirenses”
Melhor Trabalho 2020 – “Novas perspectivas aos bairros cachoeirenses: o olhar dos agentes transformadores do espaço”
Melhor Trabalho 2021 – “Apoio pedagógico com aulas online de matemática durante a pandemia”
Campus Frederico Westphalen
Melhor Trabalho 2019 – “Vídeo Entre-Linhas: promovendo a cultura audiovisual por meio de mostras de cinema”
Melhor Trabalho 2020 – “Agência Da Hora no combate à desinformação: jornalismo colaborativo, checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia”
Melhor Trabalho 2021 – “Educação e arte na perspectiva do patrimônio cultural de Frederico Westphalen: relato do projeto ‘Seu olhar na nossa história'”
Campus Palmeira das Missões
Melhor Trabalho 2019 – “Também sou cientista: a importância do ensino sobre higienização das mãos”
Melhor Trabalho 2020 – “Consulta de Puericultura no espaço da extensão universitária”
Melhor Trabalho 2021 – “Caracterização dos participantes do projeto Meliponicultura: alternativa na geração de renda para produtores rurais”
Reitoria
Melhor Trabalho 2019 – “Orquestrando arquivos musicais na UFSM: preservando a história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”
Melhor Trabalho 2020 – Não possui
Melhor Trabalho 2021 – Não possui
Apresentações seguem até sexta (11)
Durante os turnos da manhã e da tarde nesta semana, até sexta-feira (11), mais projetos aprovados no Salão de Extensão serão apresentados no Centro de Convenções UFSM (banners) e no Prédio 44 (apresentações orais). Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE PRE) pelo e-mail cafe.pre@ufsm.br. Confira os temas:
Área Temática: Saúde
Terça-feira (8), às 10h
Quarta-feira (9), às 10h
Área Temática: Meio Ambiente
Terça-feira (8), às 10h
Área Temática: Tecnologia e Produção
Quarta-feira (9), às 10h
Cursos Noturnos
Quarta-feira (9), às 20h30min
Área Temática: Educação
Quinta-feira (10), às 10h
Área Temática: Trabalho
Quinta-feira (10), às 10h
Área Temática: Direitos Humanos
Sexta-feira (11), às 10h
Área Temática: Cultura
Sexta-feira (11), às 10h
Área Temática: Comunicação
Sexta-feira (11), às 10h
Outros eventos extensionistas
Nesta terça-feira (8), acontece o programa JAI Jovem Extensionista, também no Centro de Convenções, com a apresentação de trabalhos de jovens de escolas de ensino médio e ensino fundamental de Santa Maria e região. A partir das 13h30, alunos exibirão seus trabalhos e, às 16h, acontece a cerimônia de entrega de certificados aos estudantes, no auditório do prédio.
Da mesma forma, na quarta-feira (9), acontece a iniciativa JAI Mirim, em parceria com a equipe do Geoparque Quarta Colônia, com atividades são voltadas aos estudantes e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual dos municípios que integram a região do projeto. As apresentações de trabalhos começam às 9h e vão até as 17h, no auditório e no hall do Prédio 74C. Já no Planetário da UFSM, sessões especiais acontecem às 10h, às 11h e às 14h do mesmo dia.
Além disso, o projeto organizado pelo Observatório de Direitos Humanos da Universidade e pela Casa Verônica, IV Fórum de Direitos Humanos UFSM, está acontecendo desde o 1º dia da JAI – segunda-feira (7). Veja as informações importantes:
Mesa-redonda: UFSM e Susepe
Terça (8) – 9h – Auditório do Prédio 74C
Mesa-redonda: Serviços de Saúde para pessoas LGBTQIA+ em Santa Maria
Terça (8) – 14h – Auditório do Prédio 74C
Trajetórias Trans-Acadêmicas
Terça (8) – 16h – Auditório do Prédio 74C
Curtas em Direitos Humanos
Quarta (9) – 9h – Prédio 67
Roda Saberes Afro-Indigenas
Quarta (9) – 14h – Espaço Multiuso
Roda de Conversa Questões de gêneros: ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFSM
Quinta (10) – 16h – Auditório do Prédio 74C
Para finalizar o 15º Salão de Extensão, a cerimônia aproveitará que a data coincidiu com a Abertura do Mês da Consciência Negra na UFSM e do Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica, Economia Criativa, Turismo e Cultura como base nos festejos carnavalescos para fomentar alguns eventos. Confira:
Cerimônia oficial de encerramento, entrega da placa para o Patrono do Mês da Consciência Negra e apresentação cultural
Sexta (11) – 19h – Centro de Convenções
Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica
Sábado (12) – sem horário divulgado oficialmente – Antiga Reitoria (Centro)
Texto e fotos: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
Confira fotos dos premiados no 15º Salão de Extensão: