Na última sexta-feira (4), o projeto Sumo Educacional, programa extensionista da UFSM, realizou uma cerimônia para a entrega dos jogos “Renda passiva” para mais de 50 escolas vinculadas à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento aconteceu no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, e contou com a presença de autoridades, como a diretora do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Sheila Kocourek, que na ocasião representou o Gabinete do Reitor; o professor Rudinei Soares Pereira, coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da UFSM, que na ocasião representou a Pró-Reitoria de Extensão; a professora Kalinca Becker, coordenadora do projeto Sumo Educacional; e José Luis Vieira Eggres, coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do RS. Além das autoridades, o evento contou com a presença de representantes de mais de 50 escolas da região e dos integrantes do Sumo Educacional. Durante a cerimônia, cada escola recebeu três unidades dos jogos “Renda passiva”, desenvolvido por Daniel Frechiani a partir das obras de Gustavo Cerbasi.
O projeto Sumo Educacional atua com foco na popularização da educação financeira e firmou parceria com Daniel e a 8ª CRE para utilização do jogo como metodologia de ensino em sala de aula. Para concretização dessa proposta, o projeto contou com o apoio da UFSM para a aquisição e distribuição dos jogos. Desse modo, o programa de extensão garante que as escolas recebam os jogos, e além disso, uma rodada de capacitações, para garantir a efetividade da aplicação da metodologia.
Pensando nisso, o evento também garantiu um momento reservado para uma aula magna sobre o jogo, apresentada pelo mestrando Rômulo Reisdorfer e pelo graduando Paulo Fronza, membros do Sumo Educacional, em que foram apresentados os principais conceitos e aplicabilidade do jogo para a sala de aula.
“Esse evento foi uma virada de chave, pois, a partir dele, com a entrega do material, possibilitamos a aplicação em sala de aula. Estivemos testando, aperfeiçoando e planejando durante este tempo e agora começaremos a atuar na ponta da linha. O evento só foi possível pelas diversas parcerias estabelecidas pelo Sumo Educacional, que acreditaram na nossa iniciativa e potencial. Este foi um passo importante, mas marca apenas o início da nossa atuação”, declara Adão Fagundes, diretor presidente do projeto.
O Sumo Educacional é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, coordenado pela professora Kalinca Léia Becker, que foi criado dentro da Liga do Mercado Financeiro da UFSM, e hoje conta com um quadro de membros multidisciplinar, composto por bolsistas e voluntários, tendo como propósito o fomento à popularização da educação financeira no país.
Foto: Divulgação