A UFSM está participando, de terça-feira (1º) até domingo (6), do evento Universo Pecuária, que ocorre em Lavras do Sul. O Laboratório de Micrometeorologia está apresentando o projeto que quantifica as emissões e as absorções de gases do efeito estufa, informando se um sistema de produção é fonte ou sumidouro destes gases em apenas um ano. Estas quantificações são realizadas pelas chamadas torres de fluxo.
Os estudos realizados pela UFSM mostram que a criação de gado com manejo correto das pastagens naturais do bioma pampa absorve carbono da atmosfera e reduz o efeito estufa. Ou seja, a emissão de CH4 pelo gado é compensada pela absorção de CO2 pela pastagem, resultando numa absorção de Carbono por este sistema de produção.
O estande foi visitado no dia 1º pelos secretários da Agricultura e do Meio Ambiente do RS, Domingos Antonio Velho Lopes e Marjorie Kauffmann, respectivamente, que foram recebidos pelos professores Débora Regina Roberti, do Departamento de Física, Adriano Mendonça Souza, do Departamento de Estatística da UFSM, e pelo doutorando em Física Alecsander Mergen.
Foto: Divulgação