A Zeit, startup que faz parte do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da UFSM, foi contemplada em uma seleção pública promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O edital possui o objetivo de selecionar projetos de inovação e Inteligência Artificial (IA) em diversas linhas temáticas e, dentre elas, a Agro 4.0, que é o nicho de atuação da startup.
A Agro 4.0, também conhecida como agricultura digital, emprega o uso de tecnologia no agronegócio, visando uma maior produtividade. Assim, a proposta da empresa de produzir uma inteligência artificial aplicada inédita no mundo ficou classificada em primeiro lugar na categoria Agro 4.0 e em segundo lugar geral do edital, com um aporte de quase R$ 1 milhão.
De acordo Renan Buque Pardinho, CEO e cofundador da startup, o resultado do edital significa uma grande conquista para a equipe da Zeit: “Nosso time altamente qualificado, com membros de diferentes áreas do conhecimento trabalhando em sinergia, sempre foi o nosso maior diferencial. Desta forma, o fato de termos ficado muito bem colocados é também um grande mérito de todos eles, que trabalharam por isso juntamente conosco”, destaca Renan.
Além disso, “essa classificação demonstra também o quanto as tecnologias que nós nos propomos a desenvolver são inovadoras e alinhadas com as necessidades do ramo da inteligência artificial”, completa o CEO, ao comentar sobre o projeto que será produzido a partir do edital.
Mais sobre a Zeit – Apenas neste ano de 2022, a startup foi contemplada pelos editais de fomento Doutor Empreendedor – da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) –, Acelera X (do Sebrae), chamada do Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (Rhae) – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o MCTI e a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi) –, além de ter sido agraciada com o Prêmio O Futuro da Terra, na categoria Startup do Agronegócio, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fapergs.
O motivo de tantas conquistas neste ano, para Paula Dalla Vecchia, COO e cofundadora, “se deve ao fato de nossa equipe ter expandido, englobando profissionais de diversas áreas do conhecimento, aliado à nossa experiência prévia com editais, fazendo com que os nossos projetos sejam cada vez mais bem redigidos e alinhados com as propostas dos editais. Além disso, trabalhamos com temas que vão ao encontro com o propósito de nossa empresa e com as demandas de nossos clientes”.
É possível obter mais detalhes a respeito do edital no site da Finep, e conhecer mais da Zeit no seu site oficial e redes sociais.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Inovatec