A professora Ada Machado da Silveira e a doutoranda Camila Hartmann, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da UFSM, estão em Estocolmo, Suécia, desenvolvendo atividades do convênio Capes-Stint (Swedish Foundation for Internacional Cooperation in Research and Higher Education). Ada está trabalhando como professora visitante sênior e Camila, como doutoranda sanduíche.
O financiamento é do projeto “Midiatização: inferências empíricas, epistemológicas e metodológicas da pesquisa de mídia no Brasil e na Suécia”, contemplado em edital do programa Capes-Stint, que resulta de uma parceria entre UFSM, Unisinos e Södertörns högskola.
O projeto envolve mobilidade bidirecional, pesquisa empírica e bibliográfica. O objetivo é o desenvolvimento de abordagens metodológicas e epistemológicas para a análise dos processos de midiatização social. A equipe sueca se concentra em instituições do setor público, especialmente nos setores de educação e bem-estar. As equipes brasileiras desenvolvem diálogo com pesquisas sobre mudanças no espaço público, campos especializados e transformações da vida privada quando relacionadas aos processos midiáticos.
Ada e Camila estão desenvolvendo atividades especialmente no Departamento de Mídia e Comunicação, mas também acompanhando alguns cursos, como de Jornalismo. Além das produções colaborativas, estão participando de eventos científicos na Södertörns högskola e em outros países da Europa.
Ada e Camila chegaram na Suécia em agosto e ficarão até maio de 2023. Elas compartilham parte desse período com outros dois integrantes do projeto, a professora Ana Paula da Rosa (professora visitante júnior) e o doutorando Marcio Morrison (doutorando sanduíche), ambos da Unisinos.
Foto: Divulgação