A partir do dia 13 de outubro, a Casa Verônica da UFSM vai oferecer oficina de escrita potencial gratuita e aberta à comunidade externa e à acadêmica. A cada encontro, haverá um exercício diferente para praticar a escrita de contos, poesia e outras brincadeiras com o texto, com foco nos temas “gênero, diversidade, partilha”. Não é necessário ter experiência com a escrita. A oficina será ministrada pela acadêmica de Letras Ana Muniz, sob a coordenação da professora Maria Clara Carneiro.
Os encontros serão realizados nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h, até 28 de janeiro, na Casa Verônica, que fica no prédio da Biblioteca Central. Inscrições pelo formulário. São oferecidas até 15 vagas. A seleção dos participantes será feita por meio de um sorteio. Será enviado um e-mail para cada um informando a situação de cada inscrito.
A oficina de escrita potencial surge como uma forma de democratizar a escrita, tirando-a do lugar idealizado de que apenas pessoas com um dom são capazes de escrever. Por meio das restrições (pequenas atividades com tempo estipulado), o participante é convidado a escrever de uma forma diferente, o que o desafia a utilizar sua criatividade. Nesse espaço de troca coletiva, busca-se trabalhar juntos o texto, para avançar juntos.