De 5 a 7 de outubro, ocorre na UFSM o workshop Biomatemática na Primavera em 29S53W (Mathematical Biology in Springtime at 29S53W). Os números e letras que constam no título do evento são uma referência às coordenadas geográficas de Santa Maria – latitude 29º Sul e longitude 53º Oeste). O workshop vai acontecer de forma presencial, em auditórios dos prédios básicos do campus sede, contando com palestrantes de universidades estrangeiras – University of Oxford (da Inglaterra), University of Ottawa (do Canadá), University Medical Center Utrecht (da Holanda), Universität Osnabrück (da Alemanha) – e brasileiras: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e universidades estaduais Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp).
O professor Philip Maini, de Oxford, vai ministrar a palestra de abertura: “Modelling Collective Cell Movement in Development and Disease”. A conferência, que será proferida em inglês, ocorre na próxima quarta-feira (5), às 9h, no auditório A do prédio 17 (conforme a imagem ao lado).
A biomatemática é uma área do conhecimento que utiliza técnicas e métodos matemáticos para estudar fenômenos biológicos, como dinâmica de populações, invasões biológicas, controle de pragas e propagação de epidemias, entre outros. A programação será constituída por palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos (no formato de pôster).
Contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o evento é promovido pelo Grupo de Biomatemática da UFSM. Outras informações sobre o workshop constam no site do evento e em sua página no Instagram.