O 12º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, o 12º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade e o 5º UFSC International Accounting Congress, foram realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina na semana passada, presencialmente, em Florianópolis.
Na oportunidade, o artigo intitulado “Contadores: Espiritualidade e Engajamento no Trabalho”, de autoria de Lizana Ilha da Silva (UFSC), Aline Cherobini (UFSM) e Vitória Drescher (UFSM), sob orientação da professora Cristiane Krüger, do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, foi premiado duplamente, sendo eleito o melhor trabalho da área temática de Controle e Planejamento da Gestão e o melhor trabalho do Congresso UFSC 2022.
A pesquisa é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Aline e Vitória, e teve por objetivo analisar a relação entre espiritualidade e engajamento no trabalho em contadores, por meio de correlação. Como resultado, verificou-se que os contadores vivenciam constantemente experiências de espiritualidade e podem ser considerados altamente espiritualizados e engajados na profissão. Na correlação constataram-se associações positivas entre as dimensões de engajamento e os constructos de experiências espirituais e espiritualidade. Isso evidencia que contadores mais espiritualizados tendem a ser mais engajados no trabalho.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CCSH
Foto: Divulgação