Aconteceu, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, o 17º Encontro da Sociedade Europeia de Sonoquímica (ESS), na Alemanha. No evento, o professor Érico Flores do Departamento de Química da UFSM apresentou a conferência intitulada “Applications of ultrasound for food processing and chemical process intensification”, tema atual e de grande importância para as áreas de petróleo e petroquímica e de processamento de alimentos.
O ESS reúne pesquisadores de mais de 20 países que trabalham na área de ultrassom e sonoquímica, sendo Érico o único pesquisador da América Latina a ser convidado a apresentar uma conferência plenária.
Durante o encontro, também aconteceu a votação para a escolha de membros do Conselho da Sociedade Europeia de Ultrassom e Érico foi eleito para mais um período junto ao Conselho, sendo o único pesquisador sul-americano a ter assento no conselho da ESS.
Segundo Érico, o convite para apresentar os trabalhos desenvolvidos por seu grupo de pesquisa, assim como a eleição para mais um período como membro e representante da América Latina no Conselho da ESS, contribui para o aumento da visibilidade internacional da UFSM e mostra a importância dos trabalhos realizados nos programas de pós-graduação em que orienta. Érico atua nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ), que possuem grande destaque e produtividade em nível nacional e internacional. Como reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na UFSM, Érico tem sido convidado para apresentar seus trabalhos em vários países, principalmente na Europa e Ásia.
Com informações e foto de Érico Flores