A Professora de Comunicação da UFSM campus Frederico Westphalen, Patrícia Milano Pérsigo, tornou-se membra da Associação Europeia De Educação e Pesquisa em Relações Públicas (EUPRERA). A Associação é uma organização autônoma com cerca de 500 membros de 40 países interessados no desenvolvimento da pesquisa e conhecimento científico em comunicação estratégica. Vários estudos transnacionais e comparativas, além de projetos educacionais são realizados através das universidades afiliadas.
Com isso, Patrícia passou a integrar a equipe nacional que coordena e promove a pesquisa de Monitoramento da Comunicação da América Latina, que são estudos reconhecidos sobre comunicação estratégica e relações públicas realizados no mundo todo. Seus relatórios fornecem conhecimento para o desenvolvimento da comunicação e inovação nas organizações, avaliando as tendências e mudanças que estão ocorrendo em cenário global.
Podem participar da edição 2022-2023 da pesquisa profissionais de comunicação que trabalham em organizações, consultorias e freelancers em toda a América Latina. A pesquisa está disponível no site.
O Latin American Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), tem o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) e o Instituto de Relações Públicas (IPR) como parceiros estratégicos e o patrocínio acadêmico da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e o Campus Criativo da Universidad Latina de Costa Rica. No Brasil ainda conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Aberje, e da Associação Brasileira de Agências de Comunicação, ABRACOM.