O professor Érico Marlon de Moraes Flores, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), foi um dos selecionados para receber uma das mais importantes distinções na área de química em nível mundial. Érico receberá a Medalha Ioannes Marcus Marci, que será conferida por duas sociedades científicas da Europa: Slovak Spectroscopic Society e Ioannes Marcus Marci Spectroscopic Society.
Essa medalha, conferida por duas das mais antigas e tradicionais sociedades de espectroscopia, foi instituída em 1977 e, entre os laureados até o presente, constam 6 pesquisadores que foram agraciados com o Prêmio Nobel (Gerhard Herzberg, Theodor. W. Hansch, Ahmed, H. Zewail, Harold W. Kroto, Robert F. Curl and Eric A. Cornell). O professor Érico será o primeiro pesquisador da América Latina a receber essa distinção, que será entregue devido a seu pioneirismo no desenvolvimento de métodos analíticos para o controle de qualidade de fármacos e de amostras industriais de alta pureza empregando a espectrometria atômica e sistemas de preparo de amostras baseados na aplicação de micro-ondas e ultrassom.
Érico Flores, que também coordena o Laboratório de Análises Químicas Industrias e Ambientais (LAQIA) e o Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM, avalia que a medalha representa uma distinção ao trabalho realizado ao longo dos anos, que vem proporcionando reconhecimento em nível nacional e internacional. “Entendo ser uma distinção, também, para nossos alunos e para os dois programas de pós-graduação onde oriento (PPGQ e PPGEQ), além de dar mais visibilidade à pesquisa de excelência que é realizada na UFSM.”.
A medalha será entregue em uma solenidade especial durante o Simpósio Europeu de Espectrometria Analítica, que ocorrerá na cidade de Brno na República Tcheca, entre 4 a 9 de setembro de 2022.