Turma de Medicina Veterinária realiza vacinação contra raiva em cães e gatos no próximo fim de semana

Ao todo serão 26 postos de vacinação por toda a cidade

No próximo final de semana, nos dias 6 e 7 de agosto das 9h às 17h, estudantes de Medicina Veterinária da UFSM estarão realizando campanha de vacinação contra a raiva em diversos locais de Santa Maria.

O valor da vacina é de R$15 por animal e R$18 se for em domicílio. Neste caso, o tutor deverá buscar algum dos alunos colaboradores para a aplicação da vacinação em casa e trazê-lo de volta aos postos. As casas que tiverem mais de cinco animais terão o valor de R$15 por dose. O pagamento só poderá ser realizado em dinheiro e os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

A campanha de vacinação contra raiva existe na cidade há quase 50 anos. O curso de Medicina Veterinária da UFSM vem acompanhando e organizando campanhas durante este tempo. Nesta edição, a estimativa é vacinar cerca de 16 mil animais, a partir dos 3 meses de idade. Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.

Os organizadores da campanha relatam que devido às ações periódicas, a circulação do vírus na cidade de Santa Maria está controlada e um novo caso não é registrado há algum tempo. No entanto, o risco ainda existe. Alguns casos foram relatados recentemente envolvendo bovinos na região. “A raiva é uma zoonose, isso significa que ela pode ser transmitida aos humanos e, nestes casos, não tem cura. Por essa razão, a prevenção é a única forma de evitar a disseminação da doença para os animais e aos humanos. A vacinação é muito importante para a saúde animal, mas também para a saúde pública”. alertam.

Mais informações e dúvidas sobre a vacinação podem ser conferidas no Instagram da campanha.

Postos que estarão distribuindo as doses:

PetsPet (Av. João Luiz Pozzobon, Km3)
Igreja do Amaral (Fx. Velha, Camobi)
Bombeiros Camobi (Fx. Nova, Camobi)
Praça Saldanha Marinho (Av. Rio Branco, Centro)
Praça do Big (Av. Fernando Ferrari)
Praça da Locomotiva (Av. Presidente Vargas)
Praça dos Bombeiros (Rua Niederauer)
Mercado Nacional (Av. Medianeira)
T. Neves (Centro Comercial)
Campo da Brigada Militar (Rua Pinto Bandeira, Dores)
Igreja Santa Catatina (Rua Visconde Ferreira Pinto, Itararé)
Praça do Nonoai
Floratta (Rua 7 de setembro)
Praça do Mallet (Av. Liberdade)
Praça do Maneco (Rua André Marques, Centro)
Agropecuária Borges de Medeiros (Av. Borges)
Escola Irmão Quintino (Vila Caramelo)
ESF Vitor Hoffman Vila Rossi
Mercado Feltrin (Fx. de São Sepé)
Agropecuária Cia das Rações (Caturrita)
Shopping Praça Nova (BR 158, Urlândia)
*No
shopping Praça Nova a vacinação será das 10h às 18h.
Mercado Condomínio Moradas
Mercado das rações Hélvio Basso
Agropet Don Canino (Bairro São José)
ESF Maringá