A UFSM e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de instalar e manter, no Campus da UFSM em Palmeira das Missões, o Escritório ee Práticas Periciais, que vai atuar na área de perícia econômico-financeira. Para celebrar a parceria, nesta quarta-feira (8) a direção do campus e o Departamento de Ciências Econômicas receberam o juiz Gustavo Bruschi, da 1ª Vara da Comarca de Palmeira das Missões, para uma reunião de trabalho.
Com duração prevista de dois anos (renovável caso haja interesse das partes), o convênio entre a UFSM e o TJRS prevê a atuação da Justiça como agente parceiro da universidade para, nos casos e quando julgar pertinente, nomear o Escritório de Práticas Periciais para a realização de perícias judiciais econômico-financeiras. As perícias serão realizadas por alunos do curso de Ciências Econômicas, sob a supervisão dos professores. O início das atividades está previsto para julho.
O diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, agradeceu a confiança e reforçou a disponibilidade da UFSM em contribuir com o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Por sua vez, o juiz Gustavo Bruschi ressaltou a importância da parceria para a viabilização de perícias judiciais, em especial nas causas que envolvem aspectos econômicos.
Para o professor Nilson Luiz Costa, chefe do departamento e coordenador do projeto, esta iniciativa é inovadora no âmbito dos cursos de graduação em Ciências Econômicas e representa uma oportunidade para a formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade, principalmente as vinculadas à área pericial de competência do economista.
O Escritório de Práticas Periciais funcionará na sala 15 do bloco dos cursos de Ciências Econômicas e Administração do Campus de Palmeira das Missões. Será constituído pela equipe de docentes do Departamento de Ciências Econômicas, por uma servidora técnico-administrativa em educação e por estudantes de Ciências Econômicas, que serão selecionados para o projeto por meio de edital.