O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de áreas Degradadas (NEPRADE) publicou o livro Plantas nativas do bioma Pampa: potenciais e popularização.
A obra trata sobre plantas nativas do bioma Pampa, relatando o desafio de sua valorização e conservação. Com foco no potencial de tais espécies em paisagismo, o livro apresenta subsídios técnicos que auxiliam no uso de plantas em jardins e na arte floral. O livro também destaca a riqueza de usos múltiplos e do cultivo e o potencial de doze espécies do Pampa.
O livro ainda traz um glossário de termos e textos complementares sobre temáticas relacionadas, como experiências de semeadura direta de espécies nativas, aceitação da fauna associada aos jardins, diretrizes e acordos mundiais que embasam o uso de espécies nativas ornamentais.
A obra se insere no contexto da necessidade de conservação das espécies e ecossistemas do bioma Pampa, um dos mais ameaçados do país e teve origem no projeto Espécies nativas para usos paisagísticos: descobrindo e validando o potencial da flora do bioma Pampa, no qual um dos autores, Jhonitan Matiello desenvolveu seu trabalho de mestrado.
O livro está disponível gratuitamente pelo link: https://drive.google.com/file/d/1T4k4NgeCXQ25dbSmnZXlbEiBWZ1IP9-0/view?usp=sharing