O Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE- E UFSM) informa que suas atividades, bem como as atividades das Comissões Setoriais de Biossegurança, foram encerradas na última quinta-feira, 02 de junho.
A decisão considera a Portaria GM/MS nº 913, de 22 de abril de 2022, que declara o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus. Além disso, leva em conta a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 36, de 5 de maio 2022, que revoga, a partir de 06 de junho de 2022, a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021, e estabelece o retorno ao trabalho em modo presencial dos servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC.
A partir desta sexta-feira, 03, as decisões que se referem à pandemia de Covid-19 passam a ser administrativas, sendo que a gestão da Universidade se baseará nas orientações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Internamente, será formado um grupo de especialistas na área da saúde, que subsidiará a gestão na tomada de decisões mais específicas, e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas apresentará um fluxograma a fim de orientar os servidores da Universidade em casos positivos para coronavírus, assim como alunos são orientados pelo Guia Acadêmico da UFSM.