Professoras da UFSM prestam capacitação para a UFFS na implementação de teste de proficiência

Ao longo de mais de 20 anos, o Teslle tem avaliado o grau de habilidade de leitura em diferentes idiomas

A convite da comissão organizadora do teste de proficiência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), as professoras Patrícia Marcuzzo, Maria Clara Carneiro, Roséli Gonçalves do Nascimento e Vanessa Ribas Fialho, todas do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM, apresentaram conferências on-line sobre o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (Teslle) da UFSM.

No dia 11 de abril, a professora Patrícia Marcuzzo, também coordenadora do curso de Licenciatura em Letras da UFSM, apresentou a conferência “Testagem em foco: o gênero teste de proficiência em língua adicional da UFSM”. Ela foi convidada a ministrar essa formação para compartilhar os resultados das pesquisas que tem orientado acerca do tema das testagens, além de sua experiência no seio do Teste de Suficiência da UFSM.

E, na última quinta-feira (27), as professoras Maria Clara Carneiro, Roséli Gonçalves do Nascimento e Vanessa Ribas Fialho apresentaram um histórico do Teslle e fizeram uma avaliação dos seus mais de 20 anos de atividade e prestação de serviço especializado à comunidade universitária da UFSM.

O Teslle atende anualmente a cerca de 2 mil candidatos (alunos de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos em educação) na UFSM. Ao longo de mais de 20 anos de atuação, a comissão do Teslle construiu experiência no desenvolvimento de tecnologias para aferir o grau de habilidade de leitura de gêneros acadêmicos em inglês, espanhol, francês, alemão e português como língua estrangeira.

Atualmente, conforme previsto na resolução Nº 003/2010, à comissão do Teslle incumbe o planejamento, a elaboração, a aplicação e a correção de cerca de 1.100 testes em cinco línguas estrangeiras a cada semestre, bem como a prestação de consultoria sobre revalidação de testes nacionais e internacionais e esclarecimentos à comunidade universitária o ano todo, desonerando outros setores da UFSM, especialmente os programas de pós-graduação.

O Teslle reúne questões objetivas a partir de textos científicos reais, visando a avaliar a compreensão aprofundada do texto, desde elementos contextuais, de semântica e pragmática até léxico-gramaticais. Desde a introdução da correção automatizada do teste, por meio de parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, hoje é possível obter resultados rapidamente e verificar o impacto das questões e habilidades testadas, agilizando e qualificando o processo de testagem.

A formação com as professoras da UFSM visou a auxiliar a equipe da UFFS na implementação de seu próprio teste de proficiência a partir da experiência com o Teslle e suas práticas bastante consolidadas na UFSM.

Mais informações sobre o Teslle e exemplos dos testes estão disponíveis em sua página na internet.