A Universidade Federal de Santa Maria registrou, no último dia 20 de maio, o milésimo diploma nato-digital. Segundo a diretora da Divisão Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Processamento de Dados (CPD) Giana Lucca Kroth, o diploma digital possui a mesma validade jurídica do documento físico, em papel, conferida pelas assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo ICP-Brasil, e promove a modernização de documentações acadêmicas, evita fraudes e permite a economia de tempo e custos do serviço.
Seguindo a legislação específica do MEC, todos os diplomas de cursos de graduação da UFSM são emitidos e registrados como documento nato-digital. Ao todo, mil alunos formados em 104 cursos de graduação já estão com o certificado digital. Com o diploma digital, o estudante formado tem acesso, pelo Portal do Aluno, ao seu histórico escolar de formado e ao seu diploma digital.
O aluno recebe o diploma em formato XML arquivo e também uma representação visual do diploma digital, em arquivo PDF, com todas as informações do diploma, no mesmo formato que o diploma físico seria impresso. Essa representação possui um QR Code que direciona para a página de validação de diplomas da UFSM.
As solicitações de segunda via de diploma, emitido originalmente em meio físico, já estão sendo realizadas em formato digital.
Maios informações sobre o diploma digital podem ser obtidas no portal do MEC.
Texto: Karla Giovana Essy, acadêmica de Jornalismo, voluntária da Agência de Notícias
Foto de capa: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista