No âmbito da iniciativa de cooperação técnica para a implantação de projeto na área de educação inclusiva em Angola, a Universidade Federal de Santa Maria e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, realizam uma missão em conjunto em Angola. O objetivo é prover as instituições cooperantes, tanto do lado brasileiro quanto do lado angolano, com informações para elaboração de projeto de cooperação técnica bilateral.
Coordenam a missão, nessa fase de prospecção, pela parte da ABC, Luciano Queiroz, e pela parte da UFSM, a professora Ana Cláudia Oliveira Pavão. Também participam professores da área da educação inclusiva da UFSM: Carlo Schmidt, Sabrina Fernandes de Castro, Anie Pereira Goulart Gomes, Silvia Maria Pavão e Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel.
A missão foi iniciada na segunda (16) e será concluída na sexta-feira (20). No primeiro dia, a delegação brasileira foi recebida pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, e pelos diplomatas Lucas Lima e Durval Carvalho de Barros. A agenda da delegação segue com visitas às escolas das províncias de Luanda e Bengo, sendo acompanhada pelos representantes do Ministério da Educação de Angola, com a finalidade de conhecer a realidade local.
A minuta do projeto será elaborada até o final da semana, com perspectiva de realização de ações de formação técnica aos professores dos ensinos básico e superior.
Foto: Divulgação