A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), informa que está aberto o período de Avaliação de Desempenho de 2022, que acontece entre 02 de maio a 01 de julho. O período a ser avaliado pelos servidores é referente a 1º de março de 2021 até 28 de fevereiro de 2022.
A Avaliação de Desempenho consiste no processo de mensuração e acompanhamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade. O objetivo é possibilitar a criação de ações que permitam o aprimoramento das competências necessárias ao bom desempenho de suas funções.
Os instrumentos de avaliação consistem em: Autoavaliação, Avaliação da Chefia, Avaliação pela Chefia, Feedback e Avaliação pelo Usuário. O prazo para recurso dos resultados será de 22 dias corridos após a divulgação dos mesmos.
Medidas de aprimoramento do sistema desde 2021
– Implementada tela que irá exibir as avaliações pendentes relacionadas ao servidor;
– Implementada funcionalidade de aceite/recusa na delegação de avaliação;
– Criada opção para que o servidor possa visualizar as avaliações já respondidas, para fins de consulta.
Adequação do instrumento de Feedback ao contexto da pandemia em 2021 e ao retorno ao trabalho em 2022:
– Reincluída a avaliação referente às “condições de trabalho”: em 2021 havia sido retirada pelo contexto de pandemia.
– Feedback volta a ser obrigatório como os demais instrumentos (exceto a Avaliação pelo Usuário, que é eletiva).
Adequações nos demais Instrumentos:
– Inclusão da competência “Assiduidade e Pontualidade”, excluída em 2021 em função do contexto de trabalho (remoto/híbrido)
Para participar da Avaliação de Desempenho, o servidor deve acessar o Portal RH e preencher a avaliação. O Levantamento de Necessidades de Capacitação dos servidores está disponível para os técnico-administrativos em educação na própria Avaliação de Desempenho. Já os docentes devem respondê-lo no Portal de Questionários.
A divulgação dos resultados e o prazo para recurso será entre os dias 11 de julho a 02 de agosto.
Texto: Karla Essy
Edição: Mariana Henriques