A tese de doutorado “Efeitos de frustração geométrica em antiferromagnetos desordenados com clusters”, de autoria de Mateus Schmidt, recebeu o Prêmio SBF de Melhor Tese de Doutorado na área de física estatística e computacional. O trabalho premiado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) foi elaborado junto ao Grupo de Teoria da Matéria Condensada e defendido no Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM, sob orientação do professor Fábio Mallmann Zimmer.
O trabalho é dedicado ao estudo teórico de sistemas magnéticos em que está presente a frustração – associada à incapacidade do sistema em satisfazer simultaneamente todas as interações entre os seus constituintes. O estudo propõe descrever, a partir do estudo de diversos modelos, como a presença de frustração geométrica (um tipo especial de frustração, associada à geometria da estrutura cristalina do material) afeta o comportamento de diferentes sistemas magnéticos. A tese permitiu concluir que a frustração geométrica é um ingrediente capaz de introduzir um comportamento contraintuitivo em diferentes classes de materiais magnéticos.
Sobre a premiação, Mateus afirma que “este prêmio é também um reconhecimento da excelência na pesquisa realizada no PPG em Física e na UFSM. De fato, ele pertence muito a todos do nosso grupo de pesquisa: alunos, colaboradores e, especialmente, ao meu orientador”. Atualmente, Mateus é professor adjunto do Departamento de Física da UFSM e orientador do Programa de Pós-Graduação em Física.