O livro Contaminação em Solos de Pomares e Vinhedos: Causas, Efeitos e Estratégias de Manejo, recentemente lançado, é composto por 14 capítulos, apresentados em 424 páginas, que abordam um compilado de estudos realizados, especialmente, no Brasil. Os capítulos foram redigidos por 58 profissionais vinculados a várias instituições de ensino, pesquisa e extensão do Brasil e exterior, incluindo a UFSM – o professor Gustavo Brunetto, do Departamento de Solos, e a pesquisadora Edicarla Trentin, pós-doutoranda em Ciência do Solo, são dois dos quatro editores. Os outros dois editores são Eduardo Girotto, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, e George Wellington Bastos de Melo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seção Uva e Vinho.
Um breve histórico sobre calagem, adubação e fontes de contaminação por elementos em solos é apresentado. Em seguida, são abordados capítulos sobre o tema do excesso de metais pesados em solos e seus impactos negativos sobre a morfologia, anatomia, nutrição, aspectos fisiológicos e bioquímicos em um grande número de espécies vegetais. E, por fim, há capítulos que abordam estratégias de manejo para minimizar a contaminação e toxidez por metais pesados em plantas, assim como perspectivas futuras relacionadas à temática da contaminação em solos de pomares e vinhedos.
O livro pode ser adquirido com o Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. É possível solicitá-lo pelo e-mail contato@sbcs-nrs.org.br.
Texto: Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Ciências Rurais