Com o retorno presencial às atividades acadêmicas marcado para o dia 11 de abril de 2022, a Universidade Federal de Santa Maria busca medidas para garantir uma volta com responsabilidade e segurança para todos que frequentam o campus.
Uso de máscaras
O Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM) definiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (7), pela desobrigatoriedade do o uso das máscaras nos ambientes abertos e pela recomendação do uso em ambientes fechados da Instituição.
Essa decisão leva em conta o atual momento da pandemia e o fato de que grande parcela da comunidade acadêmica está vacinada. Ao mesmo tempo, a recomendação para o uso busca proteger os indivíduos em situação de maior vulnerabilidade, considerando que, com o retorno presencial das atividades na Instituição, haverá um aumento na circulação de pessoas no campus.
A nota completa do COE-E pode ser encontrada aqui e é válida para todos os campi da UFSM. O Gabinete do reitor também se manifestou sobre o assunto.
Comprovante de vacinação
A UFSM também solicita aos estudantes o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O prazo para o comprimento da Normativa N. 01/2022 se dá até o início das aulas de seus respectivos cursos.
Segundo o documento, os estudantes deverão acessar o portal do aluno, responder ao questionário e anexar os comprovantes vacinais, dando preferência para o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, gerado em PDF e com código QR Code disponibilizado pelo aplicativo Conecte SUS. Em caso de contraindicação médica, o certificado de vacinação poderá ser substituído, por declaração da condição, assinada por médico responsável, devendo a declaração ser digitalizada (escaneada) e salva em PDF.
Caso o estudante esteja com dificuldades para acessar o comprovante de vacinação no portal, basta seguir as dicas abaixo:
Caso esteja encontrando dificuldades para anexar o arquivo no Portal, confira o passo a passo.
Os estudantes que não anexarem o comprovante de vacinação ou tiverem os seus recursos indeferidos não terão acesso ao portal, o que gera dificuldade em acessar os serviços da Universidade e na realização da matrícula ao curso.
Texto: Karla Giovana Essy, acadêmica de Jornalismo
Edição: Mariana Henriques, jornalista
Design Gráfico: Mariana Pickersgill, acadêmica de Publicidade e Propaganda