Nesta semana, os professores Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, e Cezar Bizzi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, participam de uma missão na Ásia. O objetivo da viagem é estreitar relações e buscar novas possibilidades de cooperação com países daquele continente.
Trocas de experiências
Durante a visita na Índia, Érico foi convidado pelo Instituto de Ciências e Tecnologia (SRM-IST) de Chennai para ministrar uma palestra sobre sua atuação em atividades de pesquisa e inovação e sobre as ações de internacionalização na UFSM e do PPGQ. A palestra intitulada “Improving Chemical Reactions using Microwaves and Ultrasound” aconteceu no dia 1º de abril, para professores e alunos do SRM-IST de Chennai.
O SRM-IST é uma das maiores universidades da Índia, com mais de 50.000 alunos e com grande destaque na área de nanotecnologia, conversão de biomassa e tecnologia de satélites espaciais. Érico, que recebeu o convite para atuar como professor visitante nesse Instituto, avalia que “esse primeiro contato com o SRM-IST, uma universidade com foco na inovação e com grande interesse em colaborar com grupos de pesquisa do Brasil, poderá ser o início de muitas possibilidades de cooperação para os pesquisadores da UFSM”. Recentemente, Érico também coordenou a assinatura do primeiro acordo de cooperação internacional com a Índia (Chandigarh University).
Novo acordo de cooperação
Durante a visita ao SRM-IST, os professores Cezar e Érico também participaram de uma reunião com o Reitor da SRM-ICT, Chellamuthu Muthamizhchelvan, o Pró-Reitor de Assuntos Internacionais, Kartar Singh, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Bernaurdshaw Neppolian. No encontro foram alinhados os termos para que seja firmado um Acordo de Cooperação Internacional entre as duas instituições.
A SRM-IST já fez a assinatura do acordo e, na UFSM, o processo já está tramitando para a consolidação da parceria. A efetivação será através do intercâmbio de estudantes, primeiramente de pós-graduação, mas com a possibilidade para que alunos de outros níveis também possam usufruir dessa colaboração. Já no segundo semestre de 2022 uma estudante de pós-doc do instituto indiano virá ao Brasil. Para 2023, acadêmicos do PPGQ também irão à Índia.
Para Cezar Bizzi, esse contato com o Instituto de Ciências e Tecnologia de Chennai é extremamente relevante e faz parte da estratégia de aproximação dos pesquisadores do PPGQ e da UFSM com universidades asiáticas. “Este contato, que resultará em um acordo de cooperação, é de extrema importância para o nosso programa e para toda a comunidade científica da UFSM, uma vez que abrirá as portas para que qualquer grupo de pesquisa possa interagir com os pesquisadores do SRM-IST, além de viabilizar o intercâmbio acadêmico entre as instituições. Tais perspectivas mostram o forte caráter de internacionalização por um dos programas de excelência da UFSM que, recentemente, também atuou como protagonista no acordo de cooperação firmado com a Universidade de Melbourne, na Austrália”, destaca Bizzi.
Os professores indicam, ainda, que o objetivo, agora, é abrir portas na Índia e estreitar ainda mais as ações em direção à China.
Com informações de Érico Flores e Cezar Bizzi