Na próxima sexta-feira (08/04), oito instituições do estado se reúnem para a assinatura do termo de cooperação para criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde. O evento tem como foco evidenciar o trabalho realizado pelas instituições referente a desinformação quanto à pandemia de coronavírus, durante o último ano.
A cerimônia de assinatura acontece a partir das 13h30, de forma online, com transmissão pelo YouTube através deste link. Após a solenidade ocorrerá um painel sobre “Como enfrentar a desinformação em Saúde? Construindo soluções em rede” e será ministrado por pesquisadores e jornalistas da área.
As instituições assinantes:
– Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
– Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
– Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS) – MPF
– Procuradoria Geral de Justiça, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul – MP/RS
– Procuradoria Regional da República na 4ª Região (PRR4) – MPF
– Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Confira abaixo a programação completa:
13h30 às 14h15
Apresentação da rede com o procurador regional da República na 4ª Região Paulo Gilberto Cogo Leivas e falas de representantes das instituições signatárias.
14h15 às 15h30
Painel com Raquel Recuero (UFPEL)
Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). É coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais). Autora do estudo “Desinformação, Mídia Social e Covid-19 no Brasil – Relatório, resultados e estratégias de combate“.
Painel com Thaiane Moreira de Oliveira (UFF)
Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab), incubadora da Rede Conecta, rede de pesquisa e ação coordenada de Inteligência Artificial e Letramento Midiático voltada para o combate à desinformação.