A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) divulgou, neste mês, a lista dos territórios candidatos ao título de Geoparques Mundiais da UNESCO. Representando o Brasil, aparecem na lista os territórios do Geoparque Quarta Colônia e do Geoparque Caçapava, ambos desenvolvidos pela UFSM em parceria com organizações locais. Ao todo, 17 territórios de 13 países serão avaliados em 2022 por profissionais da Organização. Apenas o México e o Brasil, na América, contam com candidatos ao título.
“Nós enviamos os dossiês em novembro [para a UNESCO] e, agora, está confirmado que vamos passar pela avaliação. Esse processo, em que os avaliadores vêm in loco, tem por objetivo verificar o que foi registrado nos dossiês, para que, enfim, haja ou não a certificação dos Geoparques”, explica a chefe da subdivisão de Geoparques da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Patrícia de Freitas Ferreira.
De acordo com Jaciele Carine Sell, coordenadora institucional dos Geoparques UFSM e de Desenvolvimento Regional e Cidadania PRE, a divulgação da lista com os Geoparques Quarta Colônia e Caçapava é um resultado bastante positivo para o processo de certificação dos territórios. Além disso, a coordenadora lembra que isso demonstra a conformidade desses locais com as diretrizes do programa de Geoparques Mundiais.
“Diante do esforço e da complexidade da juntada de documentos e da construção dos dossiês, saber da UNESCO que o material elaborado tem qualidade e que contempla os pré-requisitos da Organização é motivo de alegria. Isso também aumenta a responsabilidade dos territórios para se organizarem e manterem a qualidade das ações empreendidas e das parcerias conquistadas até o momento, para que tenhamos êxito na próxima etapa”, destaca Jaciele.
A data oficial da visita da UNESCO aos territórios ainda não foi definida pela Organização, mas a expectativa é que ela aconteça no segundo semestre de 2022.
Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM