Na última quarta-feira (23) foi encerrada, em Bagé, a Exposição do Prêmio Cultural Pindorama, por determinação do poder público do município. O prêmio é resultado da articulação da Unipampa, Universidade Federal de Pelotas e UFSM e a exposição ocorreria até o dia 31 de março.
Segue a nota:
A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) manifesta repúdio e preocupação com a censura imposta à exposição do Prêmio Cultural Pindorama. A mostra trazia ao público obras com a temática “Sobre-Vivências”, abordando reflexões sobre o período da pandemia da covid-19 e as modificações impostas no convívio social.
O Prêmio Cultural Pindorama é uma articulação da UFSM, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), objetivando incentivar a reflexão artística acerca da realidade, valorizar a produção cultural e estimular o surgimento de novos artistas.
Reiteramos que a Arte é um direito fundamental das sociedades democráticas, apoiando e sustentando a liberdade de expressão e a manifestação cultural dos cidadãos. Como Dante Alighieri canta em “A Divina Comédia”, é na Arte que o homem coloca a sua esperança e que busca a verdade que não conhece, mas que sabe existir.