Colégio Politécnico da UFSM inicia as aulas presenciais do Ensino Médio
Espaços foram adaptados para o retorno seguro de 114 alunos do Ensino Médio
Publicado em . Atualizado
O Colégio Politécnico da UFSM deu início às aulas do Ensino Médio na manhã desta terça-feira (22). Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, os alunos foram recepcionados no auditório. No total, 114 estudantes do Ensino Médio começaram presencialmente as aulas do primeiro semestre, sendo 35 do primeiro ano. Os cursos técnicos e superiores do Politécnico iniciarão as aulas em 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico da UFSM, assim como o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).
O clima entre os estudantes era de expectativa. “Vou começar agora da forma que eu esperava quando ingressei”, disse Arthur Bolli, 15 anos, aluno do 2º ano, referindo-se à volta às aulas presenciais. No ano passado, o Politécnico teve dois meses de aulas híbridas. A experiência foi positiva, segundo a coordenadora substituta do Ensino Médio, Cândida Martins Pinto, o que dá ainda mais segurança para o retorno à presencialidade.
Os cuidados foram intensificados. Cada aluno ganhou três máscaras PFF2, e as salas de aula receberam marcações de distanciamento, respeitando o teto de ocupação, de acordo com orientações da Comissão Setorial de Biossegurança. Na entrada de cada sala de aula há um totem com álcool gel, e um novo bebedouro, que pode ser acionado com o pé, foi disponibilizado no hall do prédio F – os demais foram retirados.
Segundo Cândida, cada um ajuda o outro a cuidar dos protocolos, respeitando o distanciamento e os cuidados básicos, inclusive nos intervalos. A cada dia, o primeiro professor a ingressar na sala foi orientado a perguntar se algum aluno apresenta sintomas.
Na recepção desta terça-feira, coordenada pelo titular da Coordenação de Ensino Médio do Politécnico, Rodrigo Rozado Leal, os alunos conheceram seus professores e receberam informações sobre diversos serviços e setores da UFSM, como assistência estudantil, Bibliotecas, entre outros, além de orientações relativas à pandemia. Outras orientações serão repassadas em sala de aula. Também está prevista uma reunião com os pais dos alunos, que deverá ser realizada durante o primeiro mês de aula.
Texto: Ricardo Bonfanti/Agência de Notícias da UFSM Fotos: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada da UFSM
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.