Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM investe em novas plataformas de análise de dados de pesquisa: SciVal e Stela Experta

Métricas obtidas pelas plataformas serão importantes, na avaliação da PRPGP



Na última segunda-feira (14), a UFSM, em parceria com a editora de conteúdo científico Elsevier, realizou a capacitação interna SciVal, com o objetivo de contribuir com o acesso de seus pesquisadores à plataforma de análise de dados de pesquisa, que está sendo disponibilizada pela Universidade a servidores e alunos de pós-graduação.

A SciVal é uma plataforma modular que utiliza em suas análise de dados tecnologia da computação avançada, permitindo que os metadados de uma entidade ou mais sejam processados de maneira rápida e independente. Com 30 conjuntos de métricas, a ferramenta analisa informações do nível micro ao macro, abrangendo análises de pesquisadores individuais, grupos de docentes, instituições, estados, países e grupos de países com módulos de overview (panorama atual da área de pesquisa de qualquer entidade selecionada), benchmarking (comparação entre duas ou mais entidades), collaboration (colaborações já existentes ou em potencial simuladas pelo próprio usuário) e trends (tendências em áreas específicas da pesquisa).

Com o banco de dados da Scopus, a maior base de dados de literatura científica revisada por pares do mundo, a SciVal, por meio de suas métricas, é capaz de descrever atividades relacionadas a financiamento, colaboração, comercialização e impacto em suas pesquisas, que, utilizadas em conjunto, oferecem uma análise mais completa.

Stela Experta

Além disso, a UFSM também investiu na plataforma Stela Experta, que tem como objetivo ofertar às instituições de ensino superior brasileiras serviços de apoio estratégico nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A ferramenta integra automaticamente os dados dos currículos lattes de professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da instituição, de modo a apoiar a implementação de políticas de gestão, além de possibilitar a contextualização desses dados de acordo com a nomenclatura utilizada pela própria instituição.  

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, Cristina Nogueira, comenta sobre as duas plataformas: “Ambas as plataformas permitem que se visualize o desempenho da pesquisa dentro da Instituição, separando grupos de pesquisadores ou programas de pós-graduação (PPGs), fazer comparações do desempenho de determinados grupos/PPGs em relação a outros grupos de pesquisa nacionais ou internacionais, além de identificar e mensurar parcerias colaborativas nacionais e internacionais já existentes e a análise das tendências das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento”. 

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), esquematizou tutorial para o SciVal, que pode ser acessado no ambiente da UFSM, por meio de conexão à rede IP, e também remotamente, via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), diretamente pelo Portal de Periódicos da Capes.

Passo a passo para acessar o SciVal

Opção 1: Dentro da Universidade (conectado à rede IP):

  1. Acesse a página www.scival.com.
  2. No canto superior direito, clique em “Sign In”.

Utilizar os dados de login do Scopus para fazer o login (os dados de usuário do Scopus também podem ser utilizados para o Scival). No campo “usuário”, colocar o e-mail institucional. Caso não recordar a senha, clicar em “Forgot my password”.

Quem não tiver um usuário Scopus deve clicar em “Create account” ou “Register now” na página inicial do Scival e criar sua conta.

Opção 2: Acesso remoto via CAFe da Capes:

Para o acesso remoto à Scopus e em seguida ao SciVal, é preciso checar se esses passos foram seguidos:

O(a) pesquisador(a) tem esse acesso por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) diretamente pelo Portal de Periódicos da Capes.

  1. Acesse http://www.periodicos.capes.gov.br/ e clique no link “Acesso CAFe”.
  2. Na tela seguinte, no menu suspenso, busque e selecione a sua instituição e, em seguida, clique no botão “enviar”.
  3. O usuário então chegará à página de login da Instituição, na qual deverá identificar-se com seus dados institucionais.
  4. A partir daí, o usuário voltará à página do Portal de Periódicos, agora identificado, e poderá acessar a base de dados Scopus diretamente pela busca de bases do Portal.

Caso tenha qualquer problema com o acesso CAFe e/ou sua identificação institucional, deve-se contatar o Help Desk do Portal de Periódicos da Capes ou o sistema de bibliotecas da instituição.

Agora, estando dentro da base de dados Scopus, clicar no link para o SciVal.

Como validar o perfil de autor no Scopus

Em http://www.scopus.com, clique na opção “Autor search“. Quem tem duas ou mais publicações em revistas indexadas na base de dados, terá seu perfil de autor criado automaticamente. É possível fazer busca por sobrenome e nome do autor, o que apresentará todos os resultados por autor.

Quem encontrar mais de uma opção para seu nome deve selecionar todas as caixas e fazer um pedido de unificação do seu perfil em “Request to merge authors“.

Se o perfil de autor não estiver duplicado, deve-se selecionar o perfil e validar todas as informações na parte superior direita da tela, na opção “Edit author profile“, e depois selecionar a opção “Proceed to make changes“. Na sequência, virá a opção do nome preferido do autor, devendo-se clicar em “continuar”.

Uma janela com todas as quatro etapas será aberta, sendo possível verificar a lista de documentos já publicados. Caso não encontre algum, pode-se buscar por “Search missing documents“, selecionando, por exemplo, pelo título do documento que não foi encontrado. Ao clicar em “search“, a lista será apresentada. É possível revisar os documentos e, em seguida, clicar em “Review affiliation“.

Na sequência, revise sua filiação, que é um metadado presente em todos os artigos publicados com essas afiliações. Se houver modificação, deve-se confirmar e submeter. As modificações feitas aparecerão na próxima tela. Ao submetê-las, uma janela popup avisará que o perfil foi modificado. O autor receberá um email com todas as notificações de quando o perfil será apresentado no Scopus.

Confira este passo a passo para validar o perfil de autor no Scopus no vídeo.

Texto: Karla Giovana Essy, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58000

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes