Está em atividade, desde janeiro de 2022, a produção de insumos biológicos do Colégio Politécnico da UFSM em sua biofábrica, a serem utilizados em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão da instituição, em parceria com a SoluBio. A empresa é especializada em equipamentos, insumos e assistência técnica para a produção de bioinsumos on farm, ou seja, dentro da propriedade rural. Nessa ação, a SoluBio cedeu, por comodato, os equipamentos e os meios de cultura para a fabricação dos bioinsumos, além de estar monitorando a qualidade dos produtos fabricados e fornecendo o suporte técnico necessário.
A biofábrica foi instalada na área nova do Colégio Politécnico e, nesses primeiros meses, já foram produzidos inseticidas e fungicidas, utilizados para o manejo biológico de pragas e de doenças de diversas culturas agrícolas, como soja, hortaliças e frutíferas. A viabilização dessa parceria faz parte do Projeto de Desenvolvimento Institucional Advanced Farm 360.
O uso de bioinsumos tem se mostrado uma prática eficiente para a redução de defensivos químicos e aumento de produtividade das culturas agrícolas. Conforme salienta o professor Luciano Pes, coordenador do projeto Advanced Farm 360, essa parceria é fundamental para o Colégio Politécnico alinhar suas atividades agrícolas com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
A produção de bioinsumos para atender às demandas da instituição tem relação direta com o Objetivo 2 da Agenda 2030, que é “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. O uso de insumos biológicos na agricultura é uma prática eficiente para a redução da utilização de defensivos químicos e para o aumento da produtividade das culturas agrícolas. Nesse sentido, a parceria é fundamental para o desenvolvimento de ações nessa área e coloca o Colégio Politécnico em plena sintonia com as demandas mundiais de desenvolvimento sustentável.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico