Falecimento: Waldir Veiga Pereira, um dos mais importantes oncologistas do Brasil

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (18), aos 82 anos, o médico  Waldir Veiga Pereira, um dos oncologistas mais importantes do país. Nascido no município de Arroio Grande (RS), foi fundador do serviço de oncologia e hematologia em Santa Maria, nos anos 1980, fundamental para que as cirurgias oncológicas fossem realizadas na região, além de reconhecimento nacional na área médica ao ser pioneiro no uso da técnica para o tratamento e cura da leucemia. O velório acontece na Capela B do Cemitério Santa Rita. O sepultamento está previsto para as 17h, no mesmo local.

Dr. Waldir foi graduado em medicina no ano de 1965, na UFSM, onde também se dedicou à docência por 40 anos. Foi professor assistente, professor adjunto e depois titular do Departamento de Ciências Médicas do Centro de Ciências da Saúde. Também foi professor fundador da cadeira de Hematologia das Faculdades Católica de Medicina de Pelotas e de Passo Fundo.Com doutorado cursado na Universidade de São Paulo (USP), estudou também em importantes centros de pesquisa clínica nos Estados Unidos, em Chicago e Seattle. Especializou-se em transplante de medula óssea no Fred Hutchinson Cancer Research Center e em hematologia pediátrica pelo St. Jude Children’s Research, nos EUA.

Após a experiência nos Estados Unidos, Dr. Waldir foi um dos pioneiros a trazer a técnica capaz de curar a leucemia para o Brasil. Foi um importante divulgador dos avanços alcançados no tratamento da Leucemia Linfocítica Aguda.  No retorno à Santa Maria, foi responsável pela fundação do serviço de Hematologia e Oncologia. Também criou o Laboratório de de Hematologia no HUSM, especializado no diagnóstico de hemopatias e citologia para outras neoplasias. Sua atuação junto ao HUSM também foi marcada pela criação do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) e do Centro de Atendimento à Criança e Adolescente com Câncer, a Turma do Ique.

Em 2012, a UFSM, em reconhecimento a uma vida profissional de total dedicação à saúde, concedeu a Dr. Waldir Pereira o título de Doutor Honoris Causa. O título premiou a sua fundamental contribuição para o combate à doenças que já foram consideradas incuráveis e, atualmente, são diagnosticadas e tratadas com mais eficiência. Em Santa Maria, também recebeu o título de Cidadão Benemérito, conferido pela Câmara de Vereadores e dá o nome da Unidade de Tratamento Oncológico do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, inaugurada em 2019.

Currículo:

• Membro ocupante da cadeira número 12 da Academia Sul-Rio Grandense de Medicina
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica
  • Membro diretoria da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia
  • Presidência transitória da Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica
  • Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
  • Duas vezes eleito presidente Sociedade de Medicina de Santa Maria, fundando a Unimed da cidade
  • Consultor ad hoc da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Membro consultivo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde de 1992 a 1995
  • Member Emeritus of the American Society of Clinical Oncology
  • Membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia