O pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira, será um dos debatedores do webinar Integração Universidades e Empresas, que ocorre na próxima quinta-feira (18), às 9h, com transmissão na página da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) no Facebook e no canal do Youtube do projeto Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas. A atividade em questão faz parte de uma série de webinars promovida pelo projeto, os quais têm como foco o cenário da acácia-negra, do eucalipto e do pinus. A edição anterior discutiu o carbono florestal e a relação entre as florestas plantadas e as mudanças climáticas.
Rudiney é também engenheiro florestal, docente do Departamento de Engenharia Rural da UFSM e pesquisador na área de sensoriamento remoto. Ele vai participar do debate junto com o presidente da Ageflor, Paulo Cesar Nunes Azevedo, que é diretor da Florestadora Palmares (Flopal) e sócio-gerente da Âmbar Florestal. A mediação será do presidente do Conselho Deliberativo da Ageflor, Diogo Carlos Leuck. Não há necessidade de inscrição no webinar, cuja duração prevista é de uma hora.
O projeto é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em uma realização da Ageflor, UFSM e da produtora cultural Simples Assim, com planejamento cultural da Kunst Empresa de Cultura. O projeto conta com patrocínio da CMPC Brasil, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Navegação Aliança e Grupo Seta.
Outra iniciativa do projeto foi o lançamento em 2020 do livro artístico fotográfico Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas, que teve tiragem de 1,5 mil exemplares. De autoria do fotógrafo e professor universitário Mateus Portal, o livro retrata paisagens gaúchas de áreas de cultivo de árvores. A obra pode ser adquirida por R$ 50,00, valor que será destinado a ações socioambientais. Os pedidos podem ser feitos por meio de um formulário on-line ou pelo e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br.
Com informações da assessoria de imprensa do projeto