A Universidade Federal de Santa Maria informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG). O Programa, em nível de graduação, é vinculado ao Centro de Educação da UFSM e destina-se a bacharéis e tecnólogos que desejam complementar sua formação didático-pedagógica, a fim de se dedicarem ao ensino na Educação Profissional.
As inscrições seguem até 9 de agosto. O pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 75,00, deve ser feito até o dia 10 de agosto, preferencialmente no Banco do Brasil.
As solicitações de assistência para pessoas com deficiência e candidatas lactantes devem ser encaminhadas até 9 de agosto, de acordo com o item 5 do Edital, no momento da inscrição no sistema.
Serão ofertadas turmas no final de semana (às sextas-feiras, nos turnos tarde e noite, e aos sábados, nos turnos manhã e tarde). O horário das aulas será informado pela coordenação do curso.
São oferecidas 150 vagas, distribuídas em seis Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Recursos Naturais.
A prova acontecerá no dia 29 de agosto (domingo), das 8h ao meio-dia. Ela consiste em uma prova de redação realizada na modalidade virtual, na qual será solicitada a produção de um artigo de opinião ou de uma carta aberta. O candidato, no momento de realização da prova, deverá estar com sua webcam e microfone ativos, de acordo com as orientações do Edital.
Os candidatos poderão inscrever-se em uma das oito modalidades de cota. Caso não se encaixem em nenhuma cota ou não queiram participar da seleção por meio delas, deverão optar pela ampla concorrência. As cotas são destinadas a pessoas que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública.
No momento da confirmação de vaga e matrícula, os classificados nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14) passarão também por webconferência online frente às respectivas comissões de análise, em data a ser divulgada.
Antes de optar por alguma cota e realizar a inscrição no sistema, os candidatos devem ler com atenção o Edital N. 026/2021 /PEG/Prograd, a fim de verificar se possuem todos os documentos solicitados e condições declaradas para concorrer às vagas e posteriormente realizar a matrícula.
Não é possível a migração do candidato entre cotas ou para a ampla concorrência. Caso o candidato inscreva-se incorretamente em alguma cota, deverá realizar nova inscrição e gerar nova Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, se for o caso, dentro dos prazos previstos no Edital.
Procedimentos para inscrição
Ao acessar o sistema, os candidatos deverão informar o Eixo desejado, de acordo com seu diploma de graduação, e a opção por cota ou ampla concorrência. Os candidatos deverão preencher também seus dados pessoais e e-mail (preferencialmente Gmail). O sistema vai gerar um número de consulta, que será necessário para que o candidato acompanhe o andamento de sua inscrição.
Ao clicar no link “Gerar boleto”, o candidato vai obter a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de agosto, preferencialmente no Banco do Brasil.
Será homologada apenas uma inscrição por CPF. Caso o candidato tenha solicitado mais de uma inscrição, somente a última realizada será homologada. Cada inscrição gera uma GRU específica.
Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma divulgado no Edital, principalmente quanto às datas de publicação de inscrições homologadas, prazos para retificações e recebimento dos links para acesso à sala de prova no Google Meet e no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle.
No dia da prova, os candidatos deverão seguir rigorosamente as instruções do Edital, no que se refere a senhas, acessos e manejo de hardware e software para realização da redação e conversão desta em formato PDF para envio.
É responsabilidade dos candidatos acompanhar periodicamente, junto ao Edital, possíveis adendos, convocações, erratas e retificações, referentes ao processo seletivo do PEG. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no e-mail falecom@coperves.ufsm.br.
Informações específicas sobre o curso, como início das aulas, calendário acadêmico, grade curricular, horários das disciplinas, entre outros, podem ser obtidas no site do curso e pelo e-mail programaespecialep@ufsm.br.
Confira as vagas ofertadas:
Eixo tecnológico |
Candidatos graduados em: |
Número de vagas |
Ambiente e Saúde |
Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental ou Terapia Ocupacional |
20 |
Controle e Processos Industriais |
Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Mecatrônica |
30 |
Gestão e Negócios |
Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Gestão de Cooperativas ou Tecnologia em Gestão Pública |
20 |
Informação e Comunicação |
Análises de Sistemas, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores ou Tecnologia em Sistemas para Internet |
30 |
Infraestrutura |
Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Arquitetura ou Tecnologia em Geoprocessamento |
20 |
Recursos Naturais |
Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Produção de Grãos ou Zootecnia |
30 |