Na manhã de hoje (28), aconteceram duas sessões ampliadas dos Conselhos Superiores da UFSM para a votação dos nomes que compõem a lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Instituição.
Foram 121 votos contabilizados, entre membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão. Para saber mais sobre cada um e quem são seus membros, clique aqui.
O primeiro cargo a ser votado foi o de Reitor. O resultado preliminar foi:
- Luciano Schuch recebeu 42 votos;
- Martha Adaime recebeu 32 votos;
- Cristina Nogueira recebeu 29 votos;
- Rogério Koff recebeu 17 votos.
- Em Branco: 0
- Nulo: 1
Os três mais votados, Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira, respectivamente, compõem a lista tríplice para o cargo de Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, para o mandato de 2022-2025. Você pode conferir a reunião na íntegra neste link.
Em um segundo momento ocorreu a eleição para o cargo de Vice-Reitor. O resultado preliminar foi:
- Martha Adaime recebeu 49 votos;
- Luciano Schuch recebeu 33 votos;
- Cristina Nogueira recebeu 23 votos;
- Genesio da Rosa recebeu 13 votos.
- Em Branco: 1
- Nulo: 2
Os três mais votados, Martha Adaime, Luciano Schuch e Cristina Nogueira, fazem parte da lista tríplice para o cargo de Vice-Reitor da UFSM. A reunião pode ser conferida na íntegra aqui.
O que acontece agora?
Amanhã (29) será divulgado o resultado final da Lista Tríplice para o cargo de Reitor, que será, então, encaminhada para o Governo Federal. A partir daí, o Presidente da República deve fazer a nomeação do novo gestor, o que deve acontecer até o dia 28 de dezembro, já que o mandato do atual reitor, Paulo Burmann, encerra no dia 27/12.
A Lista Tríplice para o cargo de Vice-Reitor também terá o seu resultado final divulgado amanhã, e ficará à disposição do reitor nomeado para que este indique o vice-reitor da gestão 2022-2025.
O atual reitor da UFSM avaliou o processo de forma positiva, afirmando que foi democrático, respeitoso e aconteceu com responsabilidade e visão institucional. “O processo de sucessão da gestão na Universidade tem características próprias, mas, em nenhum momento, deixou de observar a participação da comunidade. O resultado que temos hoje é fruto da participação e da maturidade da comunidade e dos Conselhos Superiores, que têm preocupação, cuidado e compromisso com o futuro da Instituição”, declarou Burmann.
O reitor também comentou sobre as etapas da eleição e o resultado de hoje. “Nós tivemos uma primeira etapa que foi a pesquisa de opinião, alicerçada em normativas do Governo Federal, que garantiu a participação de estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação. Tivemos apenas uma chapa inscrita, que obteve alto índice de aprovação. A etapa seguinte foi a eleição nos Conselhos Superiores, que escolheram os candidatos que mais inspiraram confiança. O três mais votados compõem a lista tríplice, Luciano Schuch, Marta Adaime e Cristina Nogueira, professores qualificados e com respaldo da comunidade. O que esperamos é que o prof. Luciano seja o próximo reitor, já que foi o mais votado na pesquisa e também nos conselhos”, finalizou Burmann.
A votação
O sistema que foi utilizado para a votação é o Helios Voting, que permite a realização de eleições através da internet com auditoria aberta ao público, regulamentada na Universidade através da Instrução Normativa UFSM N. 001/2021.
O Helios Voting é um software livre, dotado de um mecanismo seguro de computação e apuração eletrônica dos votos, que são criptografados antes de serem enviados pela rede. Dessa forma, todo o trânsito e armazenamento de informações criptografadas assegura o sigilo da escolha, sendo que nem mesmo no banco de dados do sistema é possível identificar as informações do voto.
Para cada voto depositado na urna, é gerado um código rastreador que garante a conferência da inviolabilidade ao mesmo. Através desse rastreador da célula é possível garantir que estes não foram adulterados, inclusive após o final da eleição. Dessa forma, é possível consultar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso à preferência indicada individual de cada eleitor.
Assim, o Hélios também disponibiliza uma ferramenta para realizar a auditoria das eleições que pode ser conferida e auditada por comissão e verificada conjuntamente, para garantir a transparência da plataforma. Ademais, o sistema é integrado à base de dados da nossa Instituição, garantindo que somente as pessoas presentes na lista autorizada, com login ativo na Universidade, possam votar.
A votação e apuração dos resultados foi acompanhada na UFSM pela Comissão Eleitoral, pela equipe do Centro de Processamento de Dados, veículos de imprensa e convidados externos (representantes do Diretório Central dos Estudantes, do Instituto Federal Farroupilha e da Ordem dos Advogados do Brasil).
Para informações completas sobre o processo eleitoral envolvendo a lista tríplice para Reitor, acesse o Edital 01/2021 e para Vice-Reitor o Edital 02/2021, ou visite o site do processo.
Demais dúvidas podem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral através do endereço de e-mail: comissaolistatriplice2021@ufsm.br
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor