Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFSM faz agendamentos nas sextas
Durante a pandemia, trabalhadores da saúde têm atendimento prioritário
Publicado em
O Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics) da UFSM, coordenado pelos professores Marcio Rossato Badke (Enfermagem) e Ângela Kemel Zanella (Fisioterapia), segue realizando os agendamentos para atendimento nas sextas-feiras, das 13h às 17h, por meio de mensagem, WhatsApp ou ligações pelo número (55) 99155-7376.
Na semana passada, o trabalho de agendamento ganhou um reforço, já que o Lapics passou a contar com um novo membro na equipe, a técnica administrativa em educação Viviane de Mello Granzotto, que ficou responsável pela secretaria e agendamentos. Ela passa a atuar presencialmente no prédio 20 do Campus Sede, sala 4134, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (55) 3220-8743.
Os atendimentos, que eram realizados no segundo andar do prédio 20, a partir da semana que vem também serão no térreo do prédio 20, permitindo acessibilidade para pessoas com deficiência.
São ofertadas diferentes Práticas Integrativas e Complementar em Saúde (Pics), como, por exemplo, Reiki, auriculoterapia e Barras Acces. Neste período, estão sendo priorizados os trabalhadores da saúde (do Husm, Casa de Saúde, HCAA, Hospital Regional, Unimed, postos de saúde do município, Hospital São Francisco, entre outras instituições).
As práticas são ofertadas gratuitamente para a comunidade regional por meio do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.