No dia 22 de julho, a Revista Arco comemora 8 anos de existência. Desenvolvido, inicialmente, pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM em parceria com o curso de Jornalismo, o projeto começou com a coordenação de Luciane Treulieb e Lucas Missau. A proposta era fazer uma revista científica e cultural que divulgasse as produções da universidade através de uma linguagem acessível e de um visual atraente, de maneira que os conhecimentos não ficassem restritos à comunidade acadêmica.
No início de sua história, em 2013, o foco das produções era direcionado às edições impressas – que, em geral, tinham um processo de elaboração trimestral -, porém, hoje, a Arco também conta com conteúdos inéditos produzidos para a plataforma digital, situada em um domínio da UFSM. Só no ano de 2021, já foram aproximadamente 40 reportagens que contam com mais de 300 mil visualizações.
“Ao longo do tempo, e até devido à dificuldade em obter recursos para imprimir, fomos nos dando conta de que valia a pena investir mais no ambiente digital – inclusive pela possibilidade de alcançar um público maior e mais diverso. Então começamos a produzir, além das matérias para a Arco impressa, conteúdos específicos para o site, que atualmente é onde estão nossos principais esforços. A parceria com o LEx foi fundamental nesse momento”, comenta Luciane Treulieb, servidora técnico-administrativa da UFSM e editora-chefe da revista.
Além das reportagens publicadas duas vezes por semana no site, a Arco desenvolve, neste momento, a 12ª revista impressa, que será em homenagem aos 60 anos da UFSM. A publicação também tem um objetivo pedagógico, na medida que promove a prática da profissão para alunos de cursos como Jornalismo, Produção Editorial, Desenho Industrial e Relações Públicas, tanto do campus sede como de Frederico Westphalen. Atualmente, a equipe conta com 9 bolsistas, 5 voluntários e 7 estagiários, além dos coordenadores.
Ainda, há a busca por explorar outros formatos jornalísticos – como em quadrinhos, em checagens, e em produções sonoras. O podcast “Arco no Fone” é um exemplo que já está em prática e conta com 5 episódios, disponíveis nos principais agregadores. Além disso, a editoria “Mitômetro” foca no combate à desinformação, com a checagem de informações que estejam sendo muito discutidas nas redes sociais – em especial, no momento, relacionadas à Covid-19.
Segundo Maurício Dias, servidor técnico-administrativo e editor digital da revista, “Um dos princípios da política editorial da Coordenadoria de Comunicação é a participação pedagógica e, nesse sentido, trabalhar com diferentes formatos a partir da revista é uma forma de atender a esse objetivo. A oferta de conteúdo hoje é muito variada. As pessoas consomem conteúdo de diferentes maneiras e o tempo todo. E esse conteúdo informativo é acessado junto com o institucional, o publicitário e o de entretenimento. E é a partir daí que precisamos pensar como fazer que [o conteúdo jornalístico] chegue e, também, de que maneira as pessoas vão acessar”.
Ainda há o envio quinzenal da Newsletter da Arco e a busca pela interação com o público e por uma maior circulação dos conteúdos da revista por meio de conteúdos exclusivos nas redes sociais da revista. Para conferir e acompanhar os posts no Facebook e no Instagram, é @RevistaArco.
Ilustração do banner: Filipe Duarte, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista da Arco
Redação: Esther Klein, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Arco