A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM encerrou no mês de junho uma série de cursos oferecidos em parceria com a Universidade Normal de Hebei, na China. Os cursos de introdução à Cultura Chinesa, à Língua Chinesa e à Medicina Tradicional Chinesa foram ofertados de maneira virtual e gratuita, e as vagas foram dividas entre os membros da comunidade acadêmica da UFSM e de instituições de ensino parceiras no Rio Grande do Sul, totalizando 215 alunos matriculados em cinco turmas.
A realização destes cursos foi possível graças a uma longeva relação entre as duas instituições que estiveram envolvidas na organização: a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Normal de Hebei. À frente desta iniciativa estão dois professores que foram os principais articuladores e que tornaram possível esse feito histórico para a UFSM: representando a Instituição, o professor Érico Marlon de Moraes Flores, assessor do reitor na Secretaria de Apoio Internacional, e do lado da universidade chinesa, a professora Jianzhen (Ana) Qiao, diretora chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (CC-UFF), professora na Universidade Normal de Hebei e que tem experiência no ensino de língua e cultura chinesa no Brasil desde 2012.
Para celebrar o acontecimento, o professor Érico Flores realizou uma entrevista com a professora Ana Qiao. Eles conversaram sobre diversos temas, como as diferenças culturais entre o Brasil e a China, histórias marcantes da trajetória da entrevistada vivendo no Brasil, importância dos acordos bilaterais para os dois países, sobre a realização dos cursos que foram ofertados à comunidade da UFSM e instituições parceiras e também sobre as perspectivas de futuro da aproximação entre Brasil e China.
Assista à entrevista disponibilizada pelo Núcleo de Comunicação da SAI: