Com protocolos de biossegurança, UFSM Futsal volta a disputar a Série Ouro
Quase dois anos depois, a UFSM Futsal voltou a entrar em quadra para a disputa de uma partida oficial
Publicado em
Quase dois anos depois, a UFSM Futsal, agora com o nome UFSM Futsal/Urbanes Empreendimentos, voltou a entrar em quadra para a disputa de uma partida oficial pela Série Ouro de Futsal no sábado (3), quando enfrentou o Canoas no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria. A equipe universitária, liderada pelo treinador Gabriel Pranke, perdeu por 6 a 4. Confira o relato da partida no link.
Em virtude da pandemia de Covid-19, a Instituição não participou de competições em 2020 para resguardar os seus integrantes no momento mais crítico da pandemia. Seguindo todas as normas estaduais e municipais, a equipe voltou a treinar este ano, visando à participação na Série Ouro, que conta com nove participantes nesta edição. Além da Federal, brigam pelo título União Independente, BGF, Canoas, Rabelo, São José, Paulista, Riograndense e Brasil.
Para poder retornar com segurança em 2021, a equipe obteve autorização da Prefeitura Municipal e da Comissão de Biossegurança do CEFD (Centro de Educação Física e Desportos) da UFSM, mediante aprovação dos protocolos que são seguidos durante as atividades para evitar o contágio de atletas e demais integrantes.
O time encerrou sua preparação na noite de quinta-feira. Segundo o preparador físico Tassiano Rossato, o protocolo dificulta por vezes a comunicação pelo uso das máscaras e exige mais cuidados, como a higienização constante dos materiais usados nos treinamentos. “Apesar de tudo citado anteriormente, são protocolos necessários para a prevenção do coronavírus, que visa a saúde e integridade física da comissão e dos atletas”, acrescenta o profissional.
Na próxima rodada, a Federal volta a jogar no CDM. A equipe irá enfrentar a BGF, de Bento Gonçalves, no sábado (10).
Mais informações sobre a equipe na página no Facebook.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.