Na tarde de hoje (05), ocorreu mais um encontro do IV Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (CIPED 2021) e do I Ciclo de Debates sobre a Educação. Estes são fruto de uma colaboração entre o Centro de Educação (CE) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
O objetivo do CIPED e do Ciclo de Debates sobre a Educação é contribuir com a formação continuada em tópicos e demandas emergentes no sistema de educação, promovendo diálogos e trocas de conhecimento entre públicos distintos. No encontro do dia de hoje, a temática abordada foi gestão educacional e conjuntura sociopolítica.
Durante a abertura do evento, Jerônimo Tybusch, Pró-Reitor de Graduação, lembrou as transformações pelas quais a Instituição passou nesse ano de pandemia e trabalho remoto. “A UFSM, assim como todas as instituições de ensino superior, sofreu um impacto muito grande relativo à transformação das suas características relacionadas às potencialidades de ensino híbrido durante o período pandêmico. Mas também a partir disso, promoveu capacitações para o seu corpo docente e seu corpo técnico, além do contato constante com o seu corpo discente”.
O pró-reitor também destacou que esses devem ser fatores ressaltados, em conjunto com as transformações pelas quais passamos nesse processo. “Transformações essas, que em um período pós pandêmico precisam ser trabalhadas, e precisam ser refletidas a partir do uso das tecnologias educacionais em rede. Então é nesse sentido de congregar os esforços que o CIPED vem trazendo essa discussão com profissionais”, completa Tybusch.
Em sua fala, Ane Carine Meurer, Diretora do Centro de Educação, salientou a importância deste evento, que “com certeza este será um momento de reflexão, já que entendemos que a formação de professores se dá a partir da sensibilização, através da reflexão, do compartilhamento e de discussões, e hoje com certeza teremos esse privilégio.”
Após a abertura, foram debatidas questões sobre a Gestão Educacional e Conjuntura Sociopolítica, mediadas pela professora Dra. Elena Maria Mallmann, do Centro de Educação. Participaram da discussão Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira, Reitora da Universidade Aberta de Portugal, Eurico Wongo Gungula, Reitor da Universidade Óscar Ribas, de Angola, e Luciano Schuch, Vice-Reitor da UFSM .
Durante as apresentações, os convidados compartilharam experiências, preocupações e modos de lidar com os novos tempos em diferentes contextos e realidades. Em Portugal, Carla Maria Bispo Padrel de Oliveira abordou sobre as ações voltadas para a capacitação de professores, diversificação dos meios e formatos de ensino, tecnologias e recursos educacionais. Para ela, tais ações são uma “forma de garantir educação inclusiva e fomentar democracia digital, garantindo um ensino inclusivo e uma formação orientada para o desenvolvimento de competências”.
Sobre a experiência em Angola, Eurico Wongo Gungula, pontuou que a pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios e incertezas no campo da educação, a serem enfrentados para a materialização dos objetivos estratégicos do plano de desenvolvimento nacional. Abordou, também, a necessária e fundamental reinvenção do ensino, da pesquisa, da extensão, da gestão institucional e da internacionalização para uma adaptação do “novo normal”. “Precisamos ressaltar a resiliência das instituições de ensino superior angolano, que foram fortemente impactadas com a Covid-19 e tiveram seus trabalhos ainda mais desafiadores.”, afirmou Gungula.
Por fim, Luciano Schuch, Vice-Reitor da UFSM, reafirmou a importância do evento “este é um importante Ciclo de debates sobre o papel docente na nossa instituição nesse momento que o mundo está vivendo, da pandemia.” Ademais, Schuch ressaltou as dificuldades que a comunidade acadêmica da UFSM precisou superar para dar início a um ensino mediado por tecnologias, e como não estávamos preparados para este momento. Todos esses fatores somados aos empecilhos dos pré-conceitos feitos pelo Governo Federal: “O atual governo, desde que iniciou as suas políticas educacionais e econômicas, sempre fez um ataque muito forte às universidades federais, às universidades públicas, sobre seu papel de transformação da sociedade.” Ao representar esse papel transformador com uma conotação negativa, “todas as políticas que o governo federal lançava traziam uma politização muito grande, dentro da própria instituição. Ainda assim, mesmo com esse contexto, com as dificuldades agravadas pela pandemia, precisamos olhar para nosso cenário e perceber que, em um curto espaço de tempo, foi possível enfrentar e ter qualidade no ensino mediado por tecnologia. Tivemos um grande avanço em relação a tecnologia e na reflexão do nosso papel como instituição de ensino superior”, finalizou o vice-reitor.
O público pode participar enviando perguntas para serem respondidas ao vivo, durante o evento online, que foi transmitido às 16 horas no YouTube da Pró-Reitoria de Graduação, e está disponível para ser assistido na íntegra.
O último encontro do Ciped acontecerá na próxima semana, no dia 14, trazendo debates sobre os desafios e potencialidades da Educação mediada pelas tecnologias no século XXI. A programação completa pode ser conferida aqui.
Texto: Paola Jung e Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor