Em reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSU) da UFSM, na manhã desta sexta-feira (02), ficou definido um novo cronograma eleitoral para o processo de sucessão da reitoria da UFSM e formação da lista tríplice para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para a Gestão 2022-2025 da Instituição. As mudanças ocorreram após recomendações do Ministério Público Federal e alteram as resoluções N. 047 e N. 048.
Confira as novas datas:
01 de julho: deflagração do processo eleitoral e nomeação de Comissão Eleitoral, que pode ser conferida aqui;
12 à 16 de julho: inscrição dos candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor;
17 de julho: divulgação da homologação das inscrições pela Comissão Eleitoral;
19 de julho, até 23h59min: prazo para interposição de recursos;
20 a 27 de julho, até 23h59min: período de campanha eleitoral;
28 de julho: realização da eleição para os cargos de Reitor e Vice Reitor em reunião ampliada dos Conselhos Superiores.
Entenda o processo de formação da lista tríplice:
Para os candidatos que almejam integrar a lista tríplice e ocupar a reitoria, é necessário realizar uma inscrição individual para a eleição entre os membros titulares dos Conselhos Superiores (CONSU, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores). Essa inscrição é feita de forma separada para os cargos de Reitor e Vice-reitor. Ou seja, é possível se inscrever para um ou outro cargo e também para ambos.
No momento da votação, os Conselheiros fazem suas escolhas de forma uninominal e secreta entre os inscritos e, ao final do processo, os três mais votados integram a lista tríplice para reitor, que é encaminhada ao Governo Federal para nomeação.
O mesmo processo é realizado para a elaboração da lista tríplice para o cargo de vice-reitor, em eleição distinta. Neste caso, os candidatos à reitor também poderão candidatar-se para compor a lista de vice-reitor. Esta, no entanto, fica à disposição do reitor nomeado para que este indique o vice-reitor da gestão 2022-2025.
Podem se candidatar docentes ocupantes dos cargos de Professor Titular, Associado ou portadores do título de doutor.
O edital com as instruções para as inscrições dos interessados será lançado nos próximos dias. Dúvidas podem ser encaminhadas pra o e-mail da Comissão Eleitoral: comissaolistatriplice2021@ufsm.br
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor