A partir desta terça-feira (15) estará disponível na PoliFeira do Agricultor o arroz sem defensivos produzido pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI), do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM. A venda do produto será feita de forma exclusiva na PoliFeira, que ocorre às terças-feiras pela manhã, na Avenida Roraima, em Camobi.
A produção deste arroz, coordenada pelo professor Enio Marchesan no GPAI, está em andamento há cerca de cinco anos e é uma vanguarda dentre os cursos de Agronomia no Brasil. O cultivo de arroz sem defensivos é uma oportunidade para pequenos agricultores ocuparem outro nicho de mercado, já que encontram dificuldades em disputar espaço no mercado convencional na produção em larga escala e para o sistema de commodities.
Para os consumidores, é uma oportunidade de ter uma alimentação saudável e socialmente responsável no dia a dia, já que o arroz é um dos alimentos mais populares no prato dos brasileiros. Além disso, o estímulo a projetos como este é uma forma de apoiar a pesquisa na busca de alternativas para que diferentes segmentos de produtores rurais permaneçam em suas atividades, fortalecendo a cadeia de produção por tipos especiais de arroz.
A parceria entre GPAI e PoliFeira iniciou-se com o lançamento do produto ao consumidor em um Seminário Técnico durante uma edição de setembro de 2019 que movimentou as comunidades interna e externa à UFSM. O evento contou com uma degustação de arroz carreteiro e risoto vegano preparados com o arroz colhido na própria Instituição, como forma de acolhimento aos consumidores.
A PoliFeira, além da venda, realiza também a produção da embalagem e a análise de resíduos. Por meio de técnicas de manejo sustentável, o projeto atende ao 12º objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, “Consumo e Produção Responsáveis”, e terá cerca de duas toneladas do produto à disposição, sendo grande parte dele polido.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Polifeira do Agricultor da UFSM