Chapa que concorre à sucessão da Reitoria da UFSM apresentou propostas em live
Os professores Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira abordaram temas encaminhados pelo público
Publicado em . Atualizado
Na manhã desta quinta-feira (10) ocorreu uma live de apresentação de propostas da chapa única que concorre ao processo de sucessão da Reitoria da UFSM. Participaram os três integrantes da chapa, os professores Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira. A transmissão ocorreu pelo YouTube da UFSM, com mediação do jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social Gilson Piber. O público também pôde acompanhar pelas rádios públicas da Instituição, a Rádio Universidade e a UniFM.
Inicialmente, cada um dos integrantes fez uma breve apresentação de sua vida acadêmica na Instituição. Schuch acrescentou se tratar de um “momento histórico”, e se disse honrado por defender um projeto que busca a autonomia universitária, de gestão e financeira, com uma gestão democrática.
Na sequência, foram feitas perguntas encaminhadas pelo público. Foram abordados os seguintes temas: relação entre pandemia e ensino; pesquisa, seus avanços e compartilhamento com a sociedade; desafios para a extensão; planos para os campi fora da sede; infraestrutura; extinção de cargos e seus impactos; gestão de pessoas; possibilidade de trabalho remoto após a pandemia; gestão ambiental; pós-graduação; orçamento e sucessivos cortes pelo governo federal; internacionalização; assistência estudantil; possibilidade de criação de novos cursos de graduação; ensino a distância e novos cursos EaD; planos para melhoria na tecnologia de informação; propostas para o Hospital Universitário (Husm) e relação com a Ebserh; mobilidade acadêmica; investimentos em Engenharia Aeroespacial; e previsão de retorno da presencialidade e de vacinação dos estudantes.
Nas considerações finais, os professores agradeceram pela oportunidade e conclamaram toda a comunidade acadêmica a participar no próximo dia 24, mesmo sendo chapa única, de forma a dar legitimidade ao processo. Cristina destacou que sugestões e criticas às propostas serão bem-vindas e podem ser encaminhadas pelas mídias sociais da chapa. Martha afirmou que os integrantes querem “uma Universidade com autonomia, baseada no diálogo, transparência em todas as ações”. Schuch ressaltou que os três membros da chapa estão aptos a serem reitor ou reitora da UFSM. “Nós três vamos trabalhar juntos à frente deste projeto, que está em construção, está evoluindo. Queremos uma Universidade inclusiva, que aceita todas as ideologias, sem pensamento hegemônico”, enfatizou.
A live de apresentação das propostas foi organizada pela Comissão Especial da Pesquisa de Opinião à Comunidade, junto à comunidade universitária. O vídeo está disponível na íntegra pelo link.
A próxima live da chapa será realizada no dia 22 de junho, às 16h, no mesmo formato.
Pesquisa de opinião será no dia 24 de junho
A pesquisa de opinião será realizada no dia 24 de junho, via sistema de votação eletrônica, das 7h às 22h, e vai identificar as preferências da comunidade acadêmica. A Comissão Especial encaminhará os resultados ao Conselho Universitário (Consu) no dia 30 de junho. Na sequência, os resultados serão apresentados em uma reunião ampliada dos Conselhos Superiores da UFSM, dando continuidade ao processo, até a formação da lista tríplice.
O processo eleitoral para a sucessão do cargo de reitor e vice-reitor teve início no dia 7 de maio, após a deflagração do processo pelo Consu.
As informações referentes ao processo, datas e regulamento da campanha de pesquisa de opinião podem ser conferidas no site.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.