Ex-orientandas da professora e pesquisadora Luciana Pellin Mielniczuk, que morreu em 2018, estão lançando o livro “25 anos de jornalismo digital no Brasil: A contribuição da pesquisadora Luciana Mielniczuk para os estudos no país”. Luti, como era conhecida, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PosCom) da UFSM até 2011, antes de ingressar na UFRGS.
Luti foi pioneira e fundamental não apenas para os estudos de jornalismo digital iberoamericanos, mas também para a formação de vários professores e pesquisadores da área. Dentre os mais de 20 anos de pesquisa sobre jornalismo digital no Brasil, praticamente todos eles tiveram sua marca. Desde 1995, a professora e pesquisadora dedicou seus esforços de investigação à compreensão deste fenômeno que até hoje desafia e motiva não apenas o mundo acadêmico, como também as redações que se adaptam ao contexto atual.
O livro, publicado pela editora Insular, se propõe a registrar e homenagear a trajetória de contribuição de Luciana à área. Na obra, produções importantes de sua trajetória se unem a textos atuais. A organização é de Alciane Baccin, Stefanie Carlan da Silveira e Vivian Belocchio, com participação e colaboração de colegas, amigos e também de outros orientandos de Luti, além do seu orientador, o professor Marcos Palacios.