Quatro programas de pós-graduação da UFSM aderiram ao Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (ProLAC), com a oferta de vagas de doutorado para docentes de Instituições de Educação Superior associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) ou à Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (Udual). Os programas da UFSM participantes são:
- Programa de Pós-Graduação em Química (com bolsa);
- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração de Construção Civil e Preservação Ambiental;
- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental;
- Programa de Pós-Graduação em Letras.
No total, 39 instituições de cinco países participam do ProLAC: Bolívia, Brasil, Colômbia, México e Panamá. No Brasil, a UFSM se soma a outras 32 instituições públicas na oferta de vagas.
Os principais objetivos do ProLAC são fortalecer a Educação Superior e a pesquisa na América Latina e no Caribe por meio da elevação do número de doutores nas instituições participantes, além de ampliar a integração regional.
A participação da UFSM no ProLAC integra o conjunto de ações de mobilidade e de cooperação internacional em direção à internacionalização e tem coordenação institucional da professora Graciela Rabuske Hendges, com assessoria da Secretaria de Apoio Internacional.
Dúvidas sobre a participação no edital podem ser enviadas para o e-mail sai.programas@ufsm.br.
Mais informações estão disponíveis na página do GCUB.